O “estar junto virtual” e os “habitantes”: um caminho para o desenvolvimento profissional do professor na modalidade ead
Palavras-chave:
desenvolvimento profissional, educação a distância, interação, formação continuada, abordagem em EaDResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre uma proposta de interação a distância que pode favorecer a formação continuada de professores a distância na busca pelo desenvolvimento profissional. A modalidade de Educação a Distância (EaD) é uma alternativa para a formação de professores em busca de desenvolvimento profissional e, assim, discute-se neste artigo a abordagem do “estar junto virtual”, proposta por José Armando Valente, e a atitude de “habitante”, caracterizada em estudos de Suely Scherer, como um caminho para ações de formação continuada de professores desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem, na modalidade EaD. Nesse sentido, a formação continuada é pensada a partir de ações que incorporam a interação entre o professor formador e os professores em formação, proposta na abordagem “Estar Junto Virtual”, em um movimento em que esses assumem a atitude de “habitantes” do espaço/tempo de sua formação.
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