O “estar junto virtual” e os “habitantes”: um caminho para o desenvolvimento profissional do professor na modalidade ead

Autores

  • Agnaldo de Oliveira Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande / Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, educação a distância, interação, formação continuada, abordagem em EaD

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre uma proposta de interação a distância que pode favorecer a formação continuada de professores a distância na busca pelo desenvolvimento profissional. A modalidade de Educação a Distância (EaD) é uma alternativa para a formação de professores em busca de desenvolvimento profissional e, assim, discute-se neste artigo a abordagem do “estar junto virtual”, proposta por José Armando Valente, e a atitude de “habitante”, caracterizada em estudos de Suely Scherer, como um caminho para ações de formação continuada de professores desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem, na modalidade EaD. Nesse sentido, a formação continuada é pensada a partir de ações que incorporam a interação entre o professor formador e os professores em formação, proposta na abordagem “Estar Junto Virtual”, em um movimento em que esses assumem a atitude de “habitantes” do espaço/tempo de sua formação.

Biografia do Autor

Agnaldo de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande / Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática - UFMS.Técnico em Assuntos Educacionais na Rede Municipal de Educação - Campo Grande / Mato Grosso do Sul

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BECKER, F. Processo de Abstração e Aprendizagem. In: III Simpósio Internacional – Universidade Luterana do Brasil, 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. de 2014.

BITTAR, M.; GUIMARÃES, S. D.; VASCONCELLOS, M. A Integração da Tecnologia na Prática do Professor que Ensina Matemática na Educação Básica: uma proposta de pesquisa-ação. Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática. UFSC, v. 3, n. 8, p. 84-94, 2008.

BRANCO, E. S. Possibilidades de Interatividade e Colaboração Online: uma proposta de formação continuada de professores de matemática. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010.

FIORENTINI, D. Pesquisando com professores – reflexões sobre o processo de produção e ressignificação dos saberes da profissão docente. In: MATOS, J. F.; FERNANDES, E. (orgs.). Investigação em educação matemática: perspectivas e problemas. Lisboa, APM, 2000. p. 187-195.

FIORENTINI, D. Em busca de novos caminhos e de outros olhares na formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com novos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 7-16.

FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. Tornando-se Professor de Matemática: O Caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com novos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 121-156

GARCIA, C. M. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo.

Revista de Ciências da Educação, 2009, p. 7 – 22. Disponível em: < http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/S8_PTG_CarlosMarcelo%20%281%29.pdf >. Acesso em:

jul. 2014.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

OLIVEIRA, A. Formação Continuada de Professores de Matemática a Distância: estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagens. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2012.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Edição Revisada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PONTE, J. P. Perspectivas de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. In: PONTE, J. P. et al. (Org.). Desenvolvimento profissional de professores de matemática: que formação? Lisboa: SEM-SPCE, 1995. p. 193-211.

PONTE, J. P. O Conhecimento Profissional dos Professores de Matemática (Relatório final de Projecto “O saber dos professores: Concepções e práticas”). Lisboa: DEFCUL. 1997.

PONTE, J. P. Da Formação ao Desenvolvimento Profissional. Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM, 1998. Disponível em: < http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/98-Ponte(Profmat).doc >. Acesso em: 04 jul. 2014.

RAMAL, A. C. Ler e Escrever na Cultura Digital. Revista on-line de Educação a

distância. 2009. Disponível em: < http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm >. Acesso em: 10 jul. 2014.

SARAIVA, M.; PONTE, J. P. O Trabalho Colaborativo e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática. Quadrante: Revista Teórica e de Investigação. Lisboa: APM, v.12 (2), p. 25-52, 2003. Disponível em: < http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Saraiva-Ponte(Quadrante).doc >. Acesso em 01 jul. 2014.

SCHERER, S. Uma Estética Possível para a Educação Bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. 2005. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

VALENTE, J. A. O Ciclo de Ações e Espiral de Aprendizagem. 2002. Disponível em: < http://pan.nied.unicamp.br/~lia/ciclo_e_espiral.pdf >. Acesso em: 24 jul. 2014.

VALENTE, J. A. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 2005.

VALENTE, J. A. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção de conhecimento. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.

ZABALZA, M. Los Nuevos Horizontes de la formación en la sociedad del aprendizaje (una 22 sísifo 8 | carlos marcelo | desenvolvimento profissional docente: passado e futuro lectura dialéctica de la relación entre formación, trabajo y desarrollo personal a lo largo de la vida). In: MONCLÚS ESTELLA, A. (ed.). Formación y Empleo: Enseñanza y competencias. Granada: Comares, 2000. pp. 165-198.

Downloads

Publicado

2015-11-17

Como Citar

Oliveira, A. de, & Scherer, S. (2015). O “estar junto virtual” e os “habitantes”: um caminho para o desenvolvimento profissional do professor na modalidade ead. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2261

Edição

Seção

ARTIGOS