O “ESTAR JUNTO VIRTUAL” E OS “HABITANTES”: um caminho para o desenvolvimento profissional do professor na modalidade EaD

Agnaldo de Oliveira, Suely Scherer

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre interação e aprendizagem em um ambiente virtual de aprendizagem para formação continuada de professores. A modalidade de Educação a Distância (EaD) é uma alternativa importante para a formação de professores em busca de desenvolvimento profissional, mas precisa ser pensada a partir da proposta de interação como a do “Estar Junto Virtual”, com professor formador e professores em formação “habitando” o espaço da formação. Assim, neste artigo apresenta-se a abordagem do “Estar Junto Virtual” proposta por José Armando Valente e a atitude de “habitante” caracterizada em estudos de Suely Scherer, como contribuição para ações de formação de professores desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem na modalidade EaD.


Palavras-chave


Desenvolvimento profissional; educação a distância; interação; formação continuada; abordagem em EaD;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i1.2261

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br