EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ONLINE: Uma proposta pedagógica para expansão do ensino de Ciências Contábeis

Cacilda Soares de Andrade, Joaquim Osório Liberalquino Ferreira

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e analisar um modelo de EAD online para o ensino de contabilidade, por meio de animação virtual, desenvolvido mediante as características do curso de Ciências Contábeis. Para isso, o modelo foi aplicado na disciplina Contabilidade Gerencial do curso de graduação em Ciências Administrativas, com base na Teoria da Flexibilidade Cognitiva - TFC. O método aplicado se pautou na pesquisa qualitativa e na pesquisa de campo com estudos exploratório-descritivos combinados. Os resultados mostraram que: a) O perfil dos alunos é adequado para a modalidade à distância; b) A TFC mostrou-se adequada para a produção e análise de cursos à distância na área contábil e c) O curso proporcionou aprendizagem na medida em que nos grupos avaliados com o conceito (C), na solução do caso da empresa Usar Cartão é a Melhor Opção – UCMO e nas categorias qualitativas, obtiveram sucesso na avaliação. Concluímos que a modalidade à distância no formato aqui estudado é uma alternativa viável para a expansão do ensino superior de contabilidade.

 

Palavras-Chave: EAD. Expansão. Contabilidade. TFC.

 

The objective of this study was to develop, implement and analyze an e-learning model to support the accounting teaching through virtual animation. This model was developed taking into account the peculiarities of the accounting course. In order to achieve this aim, this model was applied in the management accounting module of the business administration course at the undergraduate level. This e-learning model was based upon the Cognitive Flexibility Theory (CFT). This research adopts the qualitative approach based on field studies with exploratory and descriptive studies. The main results of this research are: a) the students’ profile is adequate for the distance learning module; (b) the CFT seems adequate for supporting the preparation and analysis of the distance learning courses in the accounting field; (c) in the solution of the case ‘to use card is the best option (UCMO)’ and in the qualitative characteristics, this methodology was successful evaluated. We conclude that the e-learning model presented in this study is a viable alternative to expand the accounting courses at the undergraduate level. 

Keywords: EAD. Expansion. Accounting. TFC


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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v2i1.2275

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