EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ONLINE: Uma proposta pedagógica para expansão do ensino de Ciências Contábeis

Auteurs-es

  • Cacilda Soares de Andrade Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Joaquim Osório Liberalquino Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

Esta pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e analisar um modelo de EAD online para o ensino de contabilidade, por meio de animação virtual, desenvolvido mediante as características do curso de Ciências Contábeis. Para isso, o modelo foi aplicado na disciplina Contabilidade Gerencial do curso de graduação em Ciências Administrativas, com base na Teoria da Flexibilidade Cognitiva - TFC. O método aplicado se pautou na pesquisa qualitativa e na pesquisa de campo com estudos exploratório-descritivos combinados. Os resultados mostraram que: a) O perfil dos alunos é adequado para a modalidade à distância; b) A TFC mostrou-se adequada para a produção e análise de cursos à distância na área contábil e c) O curso proporcionou aprendizagem na medida em que nos grupos avaliados com o conceito (C), na solução do caso da empresa Usar Cartão é a Melhor Opção – UCMO e nas categorias qualitativas, obtiveram sucesso na avaliação. Concluímos que a modalidade à distância no formato aqui estudado é uma alternativa viável para a expansão do ensino superior de contabilidade.

 

Palavras-Chave: EAD. Expansão. Contabilidade. TFC.

 

The objective of this study was to develop, implement and analyze an e-learning model to support the accounting teaching through virtual animation. This model was developed taking into account the peculiarities of the accounting course. In order to achieve this aim, this model was applied in the management accounting module of the business administration course at the undergraduate level. This e-learning model was based upon the Cognitive Flexibility Theory (CFT). This research adopts the qualitative approach based on field studies with exploratory and descriptive studies. The main results of this research are: a) the students’ profile is adequate for the distance learning module; (b) the CFT seems adequate for supporting the preparation and analysis of the distance learning courses in the accounting field; (c) in the solution of the case ‘to use card is the best option (UCMO)’ and in the qualitative characteristics, this methodology was successful evaluated. We conclude that the e-learning model presented in this study is a viable alternative to expand the accounting courses at the undergraduate level. 

Keywords: EAD. Expansion. Accounting. TFC

Bibliographies de l'auteur-e

Cacilda Soares de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação Superior, pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Líder do grupo de Pesquisas em Educação à distância para Ciências Sociais e Aplicadas

Joaquim Osório Liberalquino Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação à Distância para Ciências Sociais e Aplicadas; Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Téléchargements

Publié-e

2016-07-11

Comment citer

Andrade, C. S. de, & Liberalquino Ferreira, J. O. (2016). EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ONLINE: Uma proposta pedagógica para expansão do ensino de Ciências Contábeis. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2275

Numéro

Rubrique

ARTIGOS