Os “Trabalhos Manuais” na escola primária: uma matéria escolar com múltiplas representações. São Paulo e Rio de Janeiro, 1890-1900

Claudia Regina Boen Frizzarini

Resumo


O presente artigo busca analisar distintas representações difundidas em documentos cariocas e paulistas no período de 1890 a 1900 com a finalidade de compreender o que propõe a matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário. Nessas representações, discursos de educadores brasileiros e europeus são considerados o que compete a fomentar a influência europeia na circulação de ideais educativos. Embasado teórico e metodologicamente pela História Cultural, cinco representações são determinadas a partir das finalidades observadas por tal matéria escolar. A análise das representações e apropriações obtidas por textos oficiais, revistas pedagógicas e manuais didáticos revelam a compreensão do Trabalho Manual como uma matéria escolar com intenção educativa, mas que apresenta consigo múltiplas finalidades quese imbricam e corroboram para constituir o Trabalho Manual escolar.

Palavras-chave


Finalidades; Legislação; Revistas pedagógicas; Manuais escolares; História Cultural

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.22931

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