v. 8 n. 3 (2017): História da Educação Matemática

Publicado: 2017-10-29

EDITORIAL

  • Editorial

    Wagner Rodrigues Valente
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.230797

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de Escola Nova – 1920 a 1945

    Maria Cristina Araújo de Oliveira, Luciane de Fatima Bertini, Mercedes Carvalho, Martha Raíssa Iane Santana da Silva
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23040
  • Aspectos da formação de professores que emergem a partir da leitura de um caderno escolar (1933)

    Rosilda dos Santos Morais
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23310
  • Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930)

    Thuysa Schlichting de Souza, David Antonio da Costa
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23044
  • Métodos pedagógicos na Bahia: aspectos da influência francesa nas últimas décadas do século XIX e início do século XX

    Claudinei de Camargo Santana
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23487
  • Os relatórios de ensino paulistas: produto da matematização da pedagogia, 1930-1945

    Bruna Lima Ramos
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23061
  • Uma história da Educação Matemática da Bahia: uma análise do ensino de aritmética nas Revistas do Ensino Primário (1892-1893)

    Rosemeire dos Santos Amaral, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23056
  • Os “Trabalhos Manuais” na escola primária: uma matéria escolar com múltiplas representações. São Paulo e Rio de Janeiro, 1890-1900

    Claudia Regina Boen Frizzarini
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.22931
  • Geometria e desenho no contexto da reforma da instrução primária de Minas Gerais em 1906

    Elenice de Souza Lodron Zuin
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23492
  • Três décadas de produções de livros didáticos na capital baiana: uma análise da abordagem de conteúdos algébricos

    José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23304
  • A implementação do movimento da matemática moderna nos anos iniciais no estado de São Paulo

    Denise Medina de Almeida França, Aparecida Rodrigues Silva Duarte
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23315
  • Biblioteca do Ginásio Pernambuco: levantamento do acervo de matemática do século XIX

    Fernando Raul Neto, João Paulo Carneiro Barbosa, Ricardo Berardo
    DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.22632