Os relatórios de ensino paulistas: produto da matematização da pedagogia, 1930-1945

Autores

  • Bruna Lima Ramos Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23061

Palavras-chave:

pedagogia científica, ensino primário, relatórios de ensino, saberes elementares matemáticos, São Paulo

Resumo

Este texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou quais transformações a Pedagogia Científica trouxe ao cotidiano escolar, sobretudo ao ensino dos saberes elementares matemáticos. Para isso, levou-se em conta a análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo, que foram produzidos entre 1930 e 1945. Confrontando as práticas de ensino representadas nesses documentos por meio das narrativas dos delegados de ensino, foi possível elaborar uma narrativa histórica baseada nas noções da História Cultural. A análise feita levou a crer que os relatórios possuíam uma escrita condizente com a renovação pedagógica proposta pela Pedagogia Científica, entretanto, as práticas lidas nas entrelinhas dos relatórios pareciam não estarem tão vinculadas como se pretendia a essa renovação. Tem-se também a matematização da pedagogia vinculada à utilização da estatística para a criação de dados escolares comparativos. Os relatos e discussões relativos aos saberes elementares matemáticos apareceram de forma modesta nesses documentos, porém foi notável o impacto que eles trouxeram ao ensino primário paulista.

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

Ramos, B. L. (2017). Os relatórios de ensino paulistas: produto da matematização da pedagogia, 1930-1945. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23061

Edição

Seção

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA