Os relatórios de ensino paulistas: produto da matematização da pedagogia, 1930-1945
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23061Parole chiave:
pedagogia científica, ensino primário, relatórios de ensino, saberes elementares matemáticos, São PauloAbstract
Este texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou quais transformações a Pedagogia Científica trouxe ao cotidiano escolar, sobretudo ao ensino dos saberes elementares matemáticos. Para isso, levou-se em conta a análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo, que foram produzidos entre 1930 e 1945. Confrontando as práticas de ensino representadas nesses documentos por meio das narrativas dos delegados de ensino, foi possível elaborar uma narrativa histórica baseada nas noções da História Cultural. A análise feita levou a crer que os relatórios possuíam uma escrita condizente com a renovação pedagógica proposta pela Pedagogia Científica, entretanto, as práticas lidas nas entrelinhas dos relatórios pareciam não estarem tão vinculadas como se pretendia a essa renovação. Tem-se também a matematização da pedagogia vinculada à utilização da estatística para a criação de dados escolares comparativos. Os relatos e discussões relativos aos saberes elementares matemáticos apareceram de forma modesta nesses documentos, porém foi notável o impacto que eles trouxeram ao ensino primário paulista.
Riferimenti bibliografici
BASSINELLO, Ieda. Lourenço Filho e a matematização da pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos. 2014. 116 f. Dissertação (mestrado) –Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos,2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/125846>. Acesso em: 14 dez. 2015.
CARPINELLI, Licinio.Relatório Regional de São Carlos de 1939. São Carlos:Delegacia Regional do Ensino de São Carlos, 1940. 66p. Disponível em <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 18 jun. 2015.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, n. 14, p. 111-120, 2000.
CELESTE FILHO, Macioniro. Os relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo como fonte de pesquisa para a história da educação –décadas de 1930 e 1940. Rev. bras. hist.educ., Campinas-SP, v. 12, n. 1, p. 71-111, jan./abr. 2012.
CHARTIER, Roger. A história cultural –entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A.,2002.
CHARTIER, Roger.A história ou a leitura do tempo.2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.Revista Histoire de l ́éducation, n. 38. Tradução Guacira Lopes Louro. 1990.
CLOZEL, José. Relatório Regional de Araraquara de 1940. Araraquara: Delegacia Regional do Ensino de Araraquara, 1941. Disponível em <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 14 jan. 2015.
CORRÊA, Valdomiro Guerra.Relatório Regional de São Carlos de 1933. São Carlos:Delegacia Regional do Ensino de São Carlos, 1934. 107p. Disponível em <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 16 abr. 2015.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FARIA NETTO, Francisco Faria.Relatório Regional de São Carlos de 1942. São Carlos:Delegacia Regional do Ensino de São Carlos, 1943. 90p. Disponível em <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 16 abr. 2015.
FARO, Domingos.Relatório Regional de São Carlos de 1945. São Carlos:Delegacia Regional do Ensino de São Carlos, 1945. 21p. Disponível em <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 16 abr. 2015.
GUELLI, Oscar Augusto. Relatório Regional de Botucatu de 1939. Botucatu:Delegacia Regional do Ensino de Botucatu, 1940. Disponível em <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 16 jan. 2015.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Tradução Gizele de Souza.Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./abr. 2001.
LARA, João Teixeira de. Relatório Regional de Botucatu de 1933. Botucatu:Delegacia Regional do Ensino de Botucatu, 1933. Disponível em <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 16 jan. 2015.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Introdução ao Estudo da Escola Nova. São Paulo –Cayeiras –Rio: Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1930.
MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica & utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de. Antônio Bandeira Trajano e o MétodoIntuitivo para o Ensino de Arithmetica (1879-1954). 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado) –Curso de Mestrado em Educação, Universidade Tiradentes, Aracaju, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105123>. Acesso em: 11 mar. 2016.
PENNA, Luiz Damasco.Relatório Regional de Santos de 1935. Santos:Delegacia Regional do Ensino de Santos, 1936. Disponível em:<http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/relatorios_educacao>. Acesso em: 16 jan. 2015.
SÃO PAULO. Decreto nº 5884, de 21 de abril de 1933. Institui o Código de Educação do Estado de São Paulo. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 1933. Disponível em:<http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1933/decreto-5884-21.04.1933.html>. Acesso em:28 jan. 2016.
SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: A construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, ano XX, n. 51, p. 9-28, 2000.
SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da Pátria: História da escola primária no Estado de São Paulo (1890 –1976). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
VALDEMARIN, Vera Teresa. O ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido. Revista Educar, Curitiba, n.18, p.157-182. 2001.Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a10.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2016.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A era dos testse a pedagogia científica: um tema para pesquisas na Educação Matemática.RevistaActa Scientiae,v. 16, p. 11-26, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.