Métodos Pedagógicos na Bahia: aspectos da influência francesa nas últimas décadas do século XIX e início do século XX

Claudinei de Camargo Santana

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de pós-doutorado que buscou identificar a presença de métodos pedagógicos que, difundidos na França também repercutiram no ensino brasileiro, no final do século XIX e início do século XX. Em terras brasileiras, analisamos particulamente o estado da Bahia. Para realização da pesquisa, nos valemos das revistas pedagógicas e livros utilizados na França e no Brasil, relativo ao recorte temporal considerado, e como resultado encontramos fortes indícios da presença de tais métodos, inclusive na legislação baiana. Assim, apresentamos os resultados que propiciaram a identificação de uma visão de escola e métodos a serem nela desenvolvidos ao longo do tempo, e que também influenciaram em grande medida as ações educacionais no Brasil.


Palavras-chave


história da ciência; educação matemática; grupos escolares

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23487

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