Uma história da Educação Matemática da Bahia: uma análise do ensino de aritmética nas Revistas do Ensino Primário (1892-1893)

Autores

  • Rosemeire dos Santos Amaral Universidade Federal de Sergipe
  • Irani Parolin Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23056

Palavras-chave:

aritmética, educação baiana, História da Educação Matemática, Revista do Ensino Primário, século XIX

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma exposição e análise dos pressupostos do ensino de Aritmética na Bahia dos anos finais do século XIX, por intermédio das publicações da Revista do Ensino Primário, referentes aos anos de 1892 e 1893, como constructos para o estudo da História da Educação Matemática na Bahia. A Revista do Ensino, disponível na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no setor de periódicos raros, em seus 10 exemplares, demonstrou-se um excelente instrumento para a referida pesquisa, elucidando aspectos de cunho histórico-cultural, social e educativo, quanto a situação do ensino de Aritmética nas Escolas Primárias do Estado que, seguindo o perfil dos outros Estados, porém de maneira vagarosa e retardatária, investia nos preceitos de uma pedagogia moderna, com base nos modelos pedagógicos desenvolvidos e aplicados em países como os Estados Unidos. O ensino intuitivo, mesmo apresentando dificuldades, foi implantado em tais escolas, bem como uma tecnologia mais avançada como as máquinas de contar, os contadores mecânicos conhecidos como “arithmometros e fracciometros”, visando um melhor desempenho para o ensino da Aritmética.

Biografia do Autor

Rosemeire dos Santos Amaral, Universidade Federal de Sergipe

Rosemeire dos Santos Amaral. Natural de Vitória da Conquista, Bahia. Licenciada em História (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB), Especialista em “Memória, História e Historiografia” (UESB), “Gestão Escolar” (Universidade de Candeias) e “Educação a Distância” (Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Universidade Aberta do Brasil – UAB), Mestre em Educação (UESB) e Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Sergipe – UFS). Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) e do Grupo de Extensão Ações Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE), ambos da UESB, Campus Vitória da Conquista. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Docente do Ensino Básico da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia.

Contato: roseamaral25@gmail.com

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

Amaral, R. dos S., Santana, I. P., & Sant’Ana, C. de C. (2017). Uma história da Educação Matemática da Bahia: uma análise do ensino de aritmética nas Revistas do Ensino Primário (1892-1893). Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23056

Edição

Seção

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA