Desafios do Ensino na Educação Básica de Combinatória, Estatística e Probabilidade

Rute Elizabete de Souza Borba, Leandro de Oliveira Souza, José Ivanildo Felisberto de Carvalho

Resumo


No presente texto apresentamos motivos para o aprendizado, na escolarização básica, de Combinatória, Estatística e Probabilidade. Discutimos, a partir de referenciais teóricos e de resultados de estudos empíricos, desafios específicos de cada uma dessas áreas e buscamos inter-relacionar os desafios entre si. Esperamos, desse modo, estimular a discussão de situações combinatórias, estatísticas e probabilísticas em salas de aula, incentivando um gradativo aprofundamento dos conceitos dessas áreas, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Como finalidade tem-se o desenvolvimento cognitivo, conceitual, social e político dos estudantes, habilitando-os com robustos modos de raciocínio e a reflexão quanto à formação de professores para o ensino de Combinatória, Estatística e Probabilidade.


Palavras-chave


Combinatória, Estatística, Probabilidade, Educação Básica

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.231908

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