Desafios do ensino na educação básica de combinatória, estatística e probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.231908Palavras-chave:
combinatória, estatística, probabilidade, educação básicaResumo
No presente texto apresentamos motivos para o aprendizado, na escolarização básica, de Combinatória, Estatística e Probabilidade. Discutimos, a partir de referenciais teóricos e de resultados de estudos empíricos, desafios específicos de cada uma dessas áreas e buscamos inter-relacionar os desafios entre si. Esperamos, desse modo, estimular a discussão de situações combinatórias, estatísticas e probabilísticas em salas de aula, incentivando um gradativo aprofundamento dos conceitos dessas áreas, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Como finalidade tem-se o desenvolvimento cognitivo, conceitual, social e político dos estudantes, habilitando-os com robustos modos de raciocínio e a reflexão quanto à formação de professores para o ensino de Combinatória, Estatística e Probabilidade.
Referências
AMÂNCIO, Juliana Ramos. Planejamento e aplicação de uma sequência didática para o ensino de probabilidade no âmbito do PIBID.2012. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) -Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
BATANERO, Carmen. Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Revista Latinoamericana de Investigaciónen Matemática Educativa.v. 8,n. 3, p. 247-263,2005.
BORBA, Rute. O raciocínio combinatório na Educação Básica. 10º Encontro Nacional de Educação Matemática -ENEM.Anais...Salvador, 2010.
BORBA, Rute; BRAZ, Flávia Myrella. O que énecessário para compreender problemas combinatórios condicionais? III Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática -XIII SIPEMAT.Anais..., Fortaleza, CE, 2012.
BORBA, Rute; ROCHA, Cristiane; AZEVEDO, Juliana. Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 29, p. 1348-1368, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais Primeiro e Segundo ciclos do Ensino Fundamental: Matemática.Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental: Matemática.Brasília: MEC, 1998.
BRYANT, Peter; NUNES, Terezinha. Children’s Understanding of Probability: a literature review.2012. Disponível em: .Acesso em: 10 jan. 2016.
CAMPOS, Tânia; PIETROPAOLO, Ruy Cesar. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. In: BORBA, Rute; MONTEIRO, Carlos (Orgs). Processos de ensino e aprendizagem em educação matemática, 1. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.p. 55-61.
COUTINHO, Cileda Queiroz e Silva. Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão frequentista –estudo epistemológico e didático.1994. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51,p. 1-17, 2015.
DOLLARD, Clark. Preservice elementary teachers and the fundamentals of probability. Statistics Education Research Journal, v.10, n.2, p.27-47,2011.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.
FELISBERTO DE CARVALHO, José Ivanildo. Um estudo sobre os conhecimentos didáticos-matemáticos de probabilidade com professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2017. 344f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) –Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.
FISCHBEIN, Efraim. The intuitive sources of probabilistic thinking in children.Dordrecht, The Netherlands: Reidel, 1975.
FRIEL, Susan; CURSIO, Frances; BRIGHT, George. Making sense of graphs: Critical factors influencing comprehension and instructional implications. Journal for research in Mathematics Education, Reston, v. 32, n. 2, p. 124-158, 2001.
GÖTTEMS, Claudinei. Direito fundamental à educação. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 16, n. 16, p. 43-62, 2012.
GUTIÉRREZ, Rochelle. Why (urban) mathematics teachers need political knowledge. Journal of Urban Mathematics Education, Atlanta, v. 6, n. 2, p. 7-19, 2013.
HAYNES, Eddy; LICATA, Joseph. Creative insubordination of school principals and the legitimacy of the justifiable. Journal of Educational Administration, Bingley -Inglaterra,v. 33, n. 4, p. 21-35, 1995.
HENRIQUES, Ana; OLIVEIRA, Helia. Investigações estatísticas: um caminho a seguir. Educação e Matemática, Lisboa -Portugal, v. 120, n. 1, p. 3-8, 2012.
LIMA, Elon; CARVALHO, Paulo; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto. Temas e problemas elementares. Sociedade Brasileira de Matemática -SBM, 12.ed. Rio de Janeiro, 2006.
MLODINOW, Leonard. O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas.Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter; EVANS, Deborah; GOTTARDIS, Laura; TERLEKTSI, Maria-Emmanouela. Teaching primary school children about probability. Teacher handbook. Departamento de Educação, Universidade de Oxford. [CD-ROM]. 2012.
OLIVEIRA, Claudio; CORDANI, Lisbeth Kaiserlian. Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística.Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática,[S.l.], v. 18, n. 3, jan. 2016. ISSN 1983-3156. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31484>. Acesso em: 19 out. 2017.
PESSOA, Cristiane;BORBA, Rute. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1a a 4a série. Zetetike(UNICAMP), v. 17, p. 105-150, 2009.
PESSOA, Cristiane; BORBA, Rute. Do young children notice what combinatorial situations require? 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME36), Proceedings...Taiwan, 2012.
PFANNKUCH, Maxine; REGAN, Matt; WILD, Chris; HORTON, Nicholas. Telling data stories: Essential dialogues for comparative reasoning. Journal of Statistics Education, Online American Statistical Association, v. 18, n. 1 p. 1-38, 2010.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A origem da ideia do acaso na criança.Rio de Janeiro: Record, 1951.
PIETROPAOLO, Ruy Cesar; CAMPOS, Tânia; FELISBERTO DE CARVALHO, José Ivanildo; TEIXEIRA, Paulo. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. Anais do IV Seminário do Observatório da Educação da CAPES.Brasil, 2013.
ROCHA, Cristiane; LIMA, Ana Paula Barbosa de; BORBA, Rute. Conhecimentos de professores para ensinar combinatória: contribuições de pesquisas. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Goiás, 2015.
SANTANA, Michaelle. O acaso, o provável, o determinístico: concepções e conhecimentos probabilísticos de professores do ensino fundamental. 2011. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica,UFPE, Recife, 2011.Disponível em: http://www.gente.eti.br/edumatec/
SERRADÓ, Ana; CARDEÑOSO, José; AZCÁRATE, Pilar. Las concepciones deterministas, un obstáculo para el desarrollo profesional del docente en el campo probabilística. V Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, Actas... Porto, 2005.
SILVA, César Diogo Bezerra da. Significados de probabilidade: uma análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2015. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso –Matemática-Licenciatura –UFPE –CAA, Caruaru, 2015.
SILVA, Rita de Cássia Batista da. É a moeda que diz, não é a gente que quer não: conhecimentos de crianças em situações de jogos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação matemática e Tecnológica ) –Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica –Edumatec, Recife, 2014. Disponível em:http://www.gente.eti.br/edumatec/
TVERSKY, Amos; KAHNEMAN, Daniel. Judgment under Uncertainty: Heuristics and Biases.Science,p. 1124-1131, 27 sep 1974.
VERGNAUD, Gérard. Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didática das matemáticas. Um exemplo: as estruturas aditivas. Análise Psicológica, v. 1, pp. 75-90, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.