Estudar grandezas e medidas na Educação Básica

Autores

  • Paula Moreira Baltar Bellemain Universidade Federal de Pernambuco
  • Marta Fernanda de Araújo Bibiano Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.234920

Palavras-chave:

grandezas e medidas, grandezas geométricas, grandezas físicas, currículo, recursos didáticos

Resumo

Esse ensaio é fruto das contribuições das autoras em uma mesa redonda apresentada no VII Encontro Pernambucano  de  Educação  Matemática.Otexto  problematiza  o  ensino  de Grandezase Medidasna Matemáticada EducaçãoBásicae na interface entre Matemáticae Física. Discute-se o porquê de ensinar Grandezase Medidas,  as dificuldades enfrentadas por  alunos e  professores  no  estudo  desse  campo  e alguns caminhos que podem contribuir para a superação dessas dificuldades.

Biografia do Autor

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e TecnológicaUniversidade Federal de Pernambuco

Referências

BARONE, Rosa Lúcia Sverzut; BATARCE, Marcelo Salles; NASCIMENTO, Vanderlei Marcos. Elementos sobre o desenvolvimento da teoria da medida. In: FOSSA, John Andrew (org.). Matemática e medida: três momentos históricos. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2009. p. 154-204.

BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. Tradução Elza F. Gomide. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, Arlete de Jesus; CARVALHO, Dione Lucchesi. Geometria e outras medidas. v. 2. Natal: Editora da SBHMat, 2001. (Série Textos de História da Matemática)

BROUSSEAU, Guy. Les grandeurs dans la scolarité obligatoire. In: DORIER, Jean-Luc et al. (eds.). Actes de la XIe Ecole d’été de didactique des mathématiques, Corps, 21-30 Août 2001, Grenoble: La Pensée Sauvage, 2001.

CAMPOS, Tânia Maria Mendonça (coord.); PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda. Transformando a prática das aulas de Matemática. Textos preliminares. São Paulo: PREM, 2001. (Biblioteca PROEM).

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna. Les grandeurs en mathématiques au college. Partie II: Mathématisations. Petit x, Grenoble, França, nº 59, pp. 43-76, 2002.

EVES, Howard. História da Geometria. v. 3. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992. (Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula)

FORÇA, Ana Claudia. Estratégia de ensino para aumento de acurácia das medidas no ensino médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

JURAITIS, Klemensas Rimgaudas; DOMICIANO, João Baptista. Introdução ao laboratório de física experimental – métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais. Londrina, PR: EDUEL, 2009.

LIMA, Paulo Figueiredo; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Grandezas e medidas. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Matemática: Ensino Fundamental. v. 17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino).

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MATOS, José Manoel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática. Lisboa, PT: Universidade Aberta, 1996.

MENDES, Iran Abreu; SÁ, Pedro Franco. Matemática por atividades: sugestões para a sala de aula. Natal: Flecha do Tempo, 2006.

PAULI, Ronald Ulysses; MAUAD, Farid Carvalho; SIMÃO, Cláudio. Física Básica: mecânica. São Paulo: EPU, 1979.

PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. Problèmes didactiques liés à l’enseignement des grandeurs. Le cas des aires. In : DORIER, J-L. et al. (eds.). Actes de la XIe Ecole d’été de didactique des mathématiques, Corps, 21-30 Août 2001, Grenoble: La Pensée Sauvage, 2002.

PENA, Fábio Luís Alves; RIBEIRO FILHO, Aurino. Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicados em periódicos nacionais da área (1971-2006). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2009.

SILVA, Fábio Welligton Orlando da. O ensino da análise dimensional. Física na Escola. v. 14, n. 1, 2016.

THOMSON, William. Constitution of Matter. Electrical Units of Measurement. Popular Lectures and Addresses. v. 1. London: Macmillan and CO, 1989.

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

Bellemain, P. M. B., Bibiano, M. F. de A., & Souza, C. F. de. (2018). Estudar grandezas e medidas na Educação Básica. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 9(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.234920

Edição

Seção

Cenários e desafios da Educação Matemática: da investigação à sala de aula