Estudar grandezas e medidas na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.234920Parole chiave:
grandezas e medidas, grandezas geométricas, grandezas físicas, currículo, recursos didáticosAbstract
Esse ensaio é fruto das contribuições das autoras em uma mesa redonda apresentada no VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática.Otexto problematiza o ensino de Grandezase Medidasna Matemáticada EducaçãoBásicae na interface entre Matemáticae Física. Discute-se o porquê de ensinar Grandezase Medidas, as dificuldades enfrentadas por alunos e professores no estudo desse campo e alguns caminhos que podem contribuir para a superação dessas dificuldades.
Riferimenti bibliografici
BARONE, Rosa Lúcia Sverzut; BATARCE, Marcelo Salles; NASCIMENTO, Vanderlei Marcos. Elementos sobre o desenvolvimento da teoria da medida. In: FOSSA, John Andrew (org.). Matemática e medida: três momentos históricos. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2009. p. 154-204.
BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. Tradução Elza F. Gomide. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITO, Arlete de Jesus; CARVALHO, Dione Lucchesi. Geometria e outras medidas. v. 2. Natal: Editora da SBHMat, 2001. (Série Textos de História da Matemática)
BROUSSEAU, Guy. Les grandeurs dans la scolarité obligatoire. In: DORIER, Jean-Luc et al. (eds.). Actes de la XIe Ecole d’été de didactique des mathématiques, Corps, 21-30 Août 2001, Grenoble: La Pensée Sauvage, 2001.
CAMPOS, Tânia Maria Mendonça (coord.); PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda. Transformando a prática das aulas de Matemática. Textos preliminares. São Paulo: PREM, 2001. (Biblioteca PROEM).
CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna. Les grandeurs en mathématiques au college. Partie II: Mathématisations. Petit x, Grenoble, França, nº 59, pp. 43-76, 2002.
EVES, Howard. História da Geometria. v. 3. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992. (Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula)
FORÇA, Ana Claudia. Estratégia de ensino para aumento de acurácia das medidas no ensino médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
JURAITIS, Klemensas Rimgaudas; DOMICIANO, João Baptista. Introdução ao laboratório de física experimental – métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais. Londrina, PR: EDUEL, 2009.
LIMA, Paulo Figueiredo; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Grandezas e medidas. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Matemática: Ensino Fundamental. v. 17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino).
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MATOS, José Manoel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática. Lisboa, PT: Universidade Aberta, 1996.
MENDES, Iran Abreu; SÁ, Pedro Franco. Matemática por atividades: sugestões para a sala de aula. Natal: Flecha do Tempo, 2006.
PAULI, Ronald Ulysses; MAUAD, Farid Carvalho; SIMÃO, Cláudio. Física Básica: mecânica. São Paulo: EPU, 1979.
PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. Problèmes didactiques liés à l’enseignement des grandeurs. Le cas des aires. In : DORIER, J-L. et al. (eds.). Actes de la XIe Ecole d’été de didactique des mathématiques, Corps, 21-30 Août 2001, Grenoble: La Pensée Sauvage, 2002.
PENA, Fábio Luís Alves; RIBEIRO FILHO, Aurino. Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicados em periódicos nacionais da área (1971-2006). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2009.
SILVA, Fábio Welligton Orlando da. O ensino da análise dimensional. Física na Escola. v. 14, n. 1, 2016.
THOMSON, William. Constitution of Matter. Electrical Units of Measurement. Popular Lectures and Addresses. v. 1. London: Macmillan and CO, 1989.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.