O ensino de Matemática e a constituição da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Fernanda Wanderer, Fernanda Longo, Fernando Henrique Fogaça Carneiro

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais.


Palavras-chave


Educação Matemática, Ensino, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Docência.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v9i2.237582

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