Aspectos epistemológicos das discussões sobre formação de professores em trabalhos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.239306

Palavras-chave:

formação de professores, educação matemática, modelagem matemática, fenomenologia, epistemologia

Resumo

Neste artigo discutimos aspectos epistemológicos concernentes à formação continuada de professores mencionadas nos trabalhos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) na última década. A pesquisa foi orientada pela interrogação: O que se mostra, epistemologicamente, das discussões apresentadas pelos autores que discorrem sobre formação de professores, mencionados nos trabalhos sobre formação continuada publicados na CNMEM? Esta foi estabelecida sob a abordagem qualitativa, segundo uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica. Foram analisados 18 trabalhos publicados na conferência. A análise  revelou que não há unanimidade de compreensão quanto aos encaminhamentos que devem ser adotados no contexto da formação continuada de professores e, do mesmo modo, no da formação continuada em Modelagem, o que explicita a necessidade de intensificação de esforços da comunidade acadêmica no sentido de buscar pelo estabelecimento de parâmetros, mesmo que mínimos, que busquem harmonizar o diálogo entre essas instâncias, visando o aprimoramento de iniciativas de formação que favoreçam a prática recorrente de modelagem dos professores.

Biografia do Autor

Cristiane Elise Reich Matioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda pelo programa de pós graduação em educação em ciencias e educação matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gabriele Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda pelo programa de pós graduação em educação em ciencias e educação matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, coordenador do programa de pós graduação em Educação em Ciencias e Educação Matemática.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Matioli, C. E. R., Mutti, G. S. L., & Klüber, T. E. (2019). Aspectos epistemológicos das discussões sobre formação de professores em trabalhos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.239306

Edição

Seção

ARTIGOS