Simulações Interativas no Ensino de Ciências: inferência de conceitos científicos

Anna Rita Sartore

Resumo


Este artigo decorre de um percurso investigativo sobre o uso didático de objetos educacionais e discorre sobre o potencial para inferência de conceitos científicos de Ciências, a partir do uso de interfaces interativas de simulação veiculadas pela Internet. Foi selecionada a interface do projeto PhET (Physical Education Tecnology) da Universidade do Colorado Boulder (EUA). Analisou-se a aplicação dos objetos educacionais a licenciandos do curso de Pedagogia em quatro semestres consecutivos, tendo as simulações se mostrado intuitivas e eficazes para o propósito. O trabalho teve como balizas teóricas, entre outros, Anastasiou (1998), Costa (2004), Festinger (1975), Smetana; Bell (2012).

 


Palavras-chave


Simulações Interativas. Ensino de Ciências. PhET Colorado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: sergio.abranches@gmail.com