A (RE)FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA

Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Leandro Antonio Recalcati

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos com uma proposta de Educação Financeira Escolar, que envolveu o planejamento, desenvolvimento e implementação de um enunciado de problema aberto, com o uso de uma planilha do Microsoft Office Excel, e a proposta desse problema a alunos de um sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo pretendido era propiciar as ações de (re)formulação e resolução de problemas, com o uso de recursos tecnológicos digitais, para promover a aprendizagem de conhecimentos relativos às Expressões Numéricas e à Matemática Financeira. No processo de (re)formulação e resolução, os alunos puderam trabalhar em duplas, realizar cálculos mentais e por escrito, representar os valores na planilha eletrônica e analisá-los, conforme as suas decisões e empregando ou aprendendo os conhecimentos matemáticos almejados.


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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240121

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