A (re)formulação e resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos digitais na educação matemática financeira

Autor/innen

  • Fabiane Fischer Figueiredo Universidade Luterana do Brasil
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil
  • Leandro Antonio Recalcati Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240121

Schlagworte:

formulação e resolução de problemas, recursos tecnológicos digitais, expressões numéricas, educação financeira

Abstract

Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos com uma proposta de Educação Financeira Escolar, que envolveu o planejamento, desenvolvimento e implementação de um enunciado de problema aberto, com o uso de uma planilha do Microsoft Office Excel, e a proposta desse problema a alunos de um sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo pretendido era propiciar as ações de (re)formulação e resolução de problemas, com o uso de recursos tecnológicos digitais, para promover a aprendizagem de conhecimentos relativos às Expressões Numéricas e à Matemática Financeira. No processo de (re)formulação e resolução, os alunos puderam trabalhar em duplas, realizar cálculos mentais e por escrito, representar os valores na planilha eletrônica e analisá-los, conforme as suas decisões e empregando ou aprendendo os conhecimentos matemáticos almejados.

Autor/innen-Biografien

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Coordenadora e docente do PPGECIM_ULBRA

Leandro Antonio Recalcati, Universidade Luterana do Brasil

Licenciando em Matemática-ULBRA

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Veröffentlicht

2019-09-15

Zitationsvorschlag

Figueiredo, F. F., Groenwald, C. L. O., & Recalcati, L. A. (2019). A (re)formulação e resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos digitais na educação matemática financeira. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240121

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