A (re)formulação e resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos digitais na educação matemática financeira
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240121Palabras clave:
formulação e resolução de problemas, recursos tecnológicos digitais, expressões numéricas, educação financeiraResumen
Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos com uma proposta de Educação Financeira Escolar, que envolveu o planejamento, desenvolvimento e implementação de um enunciado de problema aberto, com o uso de uma planilha do Microsoft Office Excel, e a proposta desse problema a alunos de um sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo pretendido era propiciar as ações de (re)formulação e resolução de problemas, com o uso de recursos tecnológicos digitais, para promover a aprendizagem de conhecimentos relativos às Expressões Numéricas e à Matemática Financeira. No processo de (re)formulação e resolução, os alunos puderam trabalhar em duplas, realizar cálculos mentais e por escrito, representar os valores na planilha eletrônica e analisá-los, conforme as suas decisões e empregando ou aprendendo os conhecimentos matemáticos almejados.
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