SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM O GEOGEBRA: CONSTRUINDO O ARCO CAPAZ E QUADRILÁTEROS INSCRITÍVEIS

Luana Cerqueira de Almeida, Wesley Ferreira Nery, Vívian Caroline da Silva de Sá, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de analisar possíveis influências do ambiente computacional GeoGebra no processo de construção de conhecimentos relativos a quadriláteros inscritíveis em uma circunferência e arco capaz. Para tanto, elaboramos uma sequência didática (SD) tendo como pressuposto a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Metodologicamente nos baseamos em alguns pressupostos da Engenharia Didática. A SD foi trabalhada com estudantes de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública na Bahia. A partir da análise identificamos que o GeoGebra influenciou positivamente no desenvolvimento da SD, por ser um software dinâmico ele possibilitou novas descobertas não previstas na elaboração da SD e no momento da análise a priori. Por fim, os aspectos teóricos e metodológicos adotados foram importantes para a construção da SD, bem como, a análise dos dados, visto que, esses fatores nos deram condições de inferir que os estudantes aprenderam os conceitos propostos a partir das respostas apresentadas, sobretudo no momento da socialização.


Palavras-chave


GeoGebra, Arco Capaz, Quadriláteros Inscritíveis, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240550

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