Situações didáticas com o GeoGebra: construindo o arco capaz e quadriláteros inscritíveis

Autori

  • Luana Cerqueira de Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Wesley Ferreira Nery Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Vívian Caroline da Silva de Sá Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240550

Parole chiave:

GeoGebra, arco capaz, quadriláteros inscritíveis, Teoria das Situações Didáticas, engenharia didática

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de analisar possíveis influências do ambiente computacional GeoGebra no processo de construção de conhecimentos relativos a quadriláteros inscritíveis em uma circunferência e arco capaz. Para tanto, elaboramos uma sequência didática (SD) tendo como pressuposto a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Metodologicamente nos baseamos em alguns pressupostos da Engenharia Didática. A SD foi trabalhada com estudantes de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública na Bahia. A partir da análise identificamos que o GeoGebra influenciou positivamente no desenvolvimento da SD, por ser um software dinâmico ele possibilitou novas descobertas não previstas na elaboração da SD e no momento da análise a priori. Por fim, os aspectos teóricos e metodológicos adotados foram importantes para a construção da SD, bem como, a análise dos dados, visto que, esses fatores nos deram condições de inferir que os estudantes aprenderam os conceitos propostos a partir das respostas apresentadas, sobretudo no momento da socialização.

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Pubblicato

2019-09-15

Come citare

Almeida, L. C. de, Nery, W. F., Sá, V. C. da S. de, & Santana, E. R. dos S. (2019). Situações didáticas com o GeoGebra: construindo o arco capaz e quadriláteros inscritíveis. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240550

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS