O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.240767Palavras-chave:
cenário (ilha/formação de professores), personagens (figuras reais/professores que ensinam matemática nos anos iniciais), enredo (documentos normativos/dispositivos), ficção (vertigem da igualdade)Resumo
Eis um conto que se cata, que se colhe, que se cuida, que se canta, que se conta, que se corporifica, que se conversa, que se chora, que se cala, que se coça, que se caminha, que se corre, que se costura, que se chama, que (talvez) seja ciência, que se compartilha e que se convida. Eis a Panecástica um conto!
Referências
BRASIL. Lei n.º 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei Federal n.º 11.738/2008. Instituir o Piso Salarial Profissional Nacional Para os Profissionais Do Magistério Público Da Educação Básica. Brasília, 2008.
BARROS, M. E. B. de; ZAMBONI, J. Gaguejar. In: FONSECA, Tania; NASCIMENTO, Maria; MARASCHIN, Cleci (Orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário.Porto Alegre: Sulina, 2012. 263p. p. 121-123.
DELEUZE, G. ¿Queés undispositivo?In:DELEUZE, G. Michel Foucault, filósofo. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento.Barcelona: Gedisa,1990.pp. 155-161.
FLORES, C.R. In-fante e Profanação do Dispositivo da Aprendizagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. Revista do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vol. 10, n. 22, p. 171-182, 2017.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade II.O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal,1984. 319p.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1990.276p.
FOUCAULT, M. Sobre a história da sexualidade. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. 27. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2009. p. 243-276.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970.Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24.ed. São Paulo: Loyola, 2014a.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.319p
LARROSA, J.; RECHIA, K. [P] de Professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.532p.
LEITE, C. D.Infância, experiência e tempo.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.166p.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública.2. ed.Belo Horizonte: Autêntica,2017. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).174p.
MAURENTE, S. Vanessa.Expressar. In: FONSECA, Tania; NASCIMENTO, Maria; MARASCHIN, Cleci (Orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário.Porto Alegre: Sulina, 2012.263p. p. 109-111.
MONTECINO, A. The mathematics teacher’s quasi-Darwianism.Problematizing the mathematics education research. Paper presented at the 10th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 10), Dublin, Ireland, 2017.
OLIVEIRA, M. M.; FRANÇA, P. L. Panorama das Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática. Juiz de Fora, Mg: Ufjf, 2017. 13 p. Disponível em: <http://www.ufjf.br/coloquioedumat/files/2017/10/PANORAMA-DAS-PESQUISAS-SOBRE-FORMACAO-DE-PROFESSORES-QUE-ENSINAM-MATEMATICA.pdf>. Acesso em: 26jun. 2018.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual.Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 191p.
SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019, Ementa GT 7. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/component/content/article/81-grupo-de-trabalho/566-ementa-gt07>. Acesso em: 10abr.2019.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricose teóricos do problema no contexto brasileiro.Revista Brasileira de Educação. Riode Janeiro, v. 14,n. 40,jan/abr. 2009.
SIMONS, M.; MASSCHELEIN, J. Experiências escolares: uma tentativa de encontrar uma voz pedagógica. In: LARROSA, J. (org.). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).318p. p. 41-64. TONELI, M. J. F.; ADRIÃO,K. G.; CABRAL,A. G.Tatear. In: FONSECA, Tania; NASCIMENTO, Maria; MARASCHIN, Cleci (Orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário.Porto Alegre: Sulina, 2012. 263p. p. 227-229.
WAGNER, Débora Regina.Visualidades movimentadas em oficinas-dispositivo pedagógico: um encontro entre imagens da arte e professores que ensinam matemática.2017.204 f. Tese (Doutorado) -Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

