Contribuições de um Grupo Reflexivo para a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: relatos e resultados de uma proposta diferenciada

Autores

  • Sandro Amorim de Souza Instituto Federal Farroupilha - IFFar https://orcid.org/0000-0002-1662-9634
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Franciscana - UFN
  • Greice Scremin Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.242183

Palavras-chave:

grupo reflexivo, formação continuada em matemática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de Souza (2019), realizada com professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino de uma cidade do noroeste gaúcho (RS, Brasil), sobre as possíveis contribuições de um Grupo Reflexivo para a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Tal pesquisa foi desenvolvida como tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. De forma qualitativa, tal proposta consistiu na seleção de sete profissionais e na realização de entrevistas e observação de suas aulas para culminar em 10 encontros de um Grupo Reflexivo, espaço de reflexão e discussão sobre os desafios encontrados pelos docentes em suas práticas durante as aulas de matemática. Todos os encontros foram gravados e as transcrições na íntegra possibilitaram o uso da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a proposta de formação continuada possibilitou aprendizagens alinhadas às intencionalidades da pesquisa sobre a matemática ser compreendida como área essencial na construção do conhecimento. As etapas que antecederam os encontros do GR foram os diferenciais da proposta. Outra inovação foi a coordenação feita por um profissional da área da matemática que se mostrou relevante, tendo em vista especialmente que as dificuldades relatadas e evidenciadas relacionavam-se a conceitos da área. O GR mostrou que as discussões e as reflexões entre as participantes traziam os problemas e consigo as soluções. As particularidades da proposta, além de tornarem eficiente a formação na área específica da matemática, fizeram com que os professores, sentindo-se protagonistas do seu processo formativo, avaliassem a experiência como atrativa e personalizada. Tais fatos permitem confirmar que o Grupo Reflexivo contribui para a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.

Biografia do Autor

Sandro Amorim de Souza, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UFN, 2019), Mestre em Matemática (Profmat-UFSM-2014), Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino (FUCAP-2008) e Licenciado em Matemática (UFSC-2005). Desde 2010 é professor de Matemática do Instituto Federal Farroupilha atuando no Ensino Médio e Superior

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Franciscana - UFN

Possui Licenciatura em Filosofia (1973), mestrado em Filosofia (1981) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMAT (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado), pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É também professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, atuando, como voluntária, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), coordenadora da Rede Sul-brasileira de Pesquisadores em Educação Superior, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicologia Cognitiva, Teorias de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: construção da docência, formação de professores, trajetórias de formação, desenvolvimento profissional docente, aprendizagem docente, aprendizagem discente, aprendizagem no ensino de ciências e matemática, tanto na Educação Básica quanto Superior.

Greice Scremin, Universidade Franciscana - UFN

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. É pesquisadora do grupo de pesquisa CNPQ GTFORMA ? Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação, onde desenvolveu seus estudos de mestrado sobre indicadores de qualidade e avaliação da Educação Superior e os estudos do doutorado sobre a Teoria da Complexidade e a formação de professores. Atualmente, é professora da rede Pública Municipal de Santa Maria (atuando na Secretaria de Município da Educação) e Professora Adjunta da Universidade Franciscana, onde desenvolve atividades administrativas como representante docente na Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia. É docente do curso de Pedagogia nesta IES, foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência ? PIBID, atuando também no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT). Atualmente é professora orientadora do Programa Residência Pedagógica CAPES da área da Pedagogia.

Referências

ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALMEIDA, M. B.; LIMA, M. G. Formação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciênc. educ. Bauru, v. 18, n. 2, 2012.

CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de Professores: tendências atuais. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. (org.). Formação de Professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCAR, 1996.

CARVALHO, J. M. O processo de formação continuada dos professores: uma construção estratégico-conceitual expressa nos periódicos brasileiros. Caderno de pesquisa do PPGE/UFES. Vitória, n. 3, p. 51-65, fevereiro, 1997.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuição da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

FERRY, G. A prática do trabalho em grupo: uma experiência de formação de professores. Porto Alegre: Globo, 1974.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LEITE, L. P. A intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial. 2003. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.

MARTINY, L. E.; SILVA, P. N. G. A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado. Rev. educ. fis. UEM, Maringá, v. 25, n. 1, Janeiro/Março, 2014.

MONTENEGRO, V. L. S.; FERNANDEZ, C. Processo reflexivo e desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo numa intervenção formativa com professores de química. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 17, n. 1, Janeiro/Abril, 2015.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.

PIVETTA, H. M. F. O grupo reflexivo como dispositivo de aprendizagem docente na educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - UFSM, Santa Maria, 2011.

PONTE, J. P. Didáticas específicas e construção do conhecimento profissional. Conferência plenária realizada no IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1998.

SIQUEIRA, A. R.; GLINA, D. M. R. Grupos de reflexão: um recurso para as transformações do trabalho. São Paulo: O Mundo da Saúde, 2010.

SOUZA, Sandro Amorim de. Contribuições do grupo reflexivo como formação continuada em matemática de professores dos anos iniciais. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, 2019.

VAN EERD, D.; COLE, D.; IRVIN, E.; MAHOOD, Q.; KEOWN, K.; THEBERGE, N. et al. Report on process and implementation of participatory ergonomic interventions: a systematic review. Toronto: Institute for Work & Health, 2008.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Souza, S. A. de, Isaia, S. M. de A., & Scremin, G. (2020). Contribuições de um Grupo Reflexivo para a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: relatos e resultados de uma proposta diferenciada. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.242183

Edição

Seção

ARTIGOS