Abordagens de frações no Ensino Fundamental: um levantamento nos anais do ENEM e EPREM

Autores

  • Fátima Aparecida Queiroz Dionizio Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Franciele Isabelita Lopes Novak
  • Karolyne Beatriz Pereira Pinto
  • Silmara de Almeida Burnat

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.242875

Palavras-chave:

fração, ensino-aprendizagem, estratégias de ensino

Resumo

A preocupação com estratégias que contribuíssem para o processo de ensino e aprendizagem de frações, levou a busca por artigos que contemplassem este conhecimento no ensino fundamental. Assim, a questão que norteou este trabalho foi: de que forma as pesquisas abordam propostas para o ensino de frações no ensino fundamental? Para tanto, foi realizado um levantamento de trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM). Constatou-se que há pesquisas que abordam as frações no ensino fundamental a partir de estratégias diversificadas e outras que apresentam considerações sobre diferentes fatores relacionados a esse conteúdo. Porém, foram encontrados poucos relatos de práticas consolidadas para efetivação do ensino das frações nos anos iniciais do ensino fundamental, o que evidencia que ainda há necessidade de mais trabalhos que ressaltem esses aspectos.

Referências

AMATO, S. A. Frações como uma extensão do Sistema numérico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001, p. 1-10.

ANTUNES, F. C. A. et al. Palavras cruzadas como instrumento facilitador para aidentificação de conhecimentos prévios. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2017, p. 1-11.

ARAÚJO, A.; REZENDE, V. Os cinco significados de fração e o software JCLIC: relato deuma proposta com alunos de 6° ano. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,12, 2014, Campo Mourão. Anais...Campo Mourão: UNESPAR, 2014, p. 1-12.

BELINELLI, E. O.; ANTUNES, T. P.; DALTO, J. O. Ensino de Frações por meio daequivalência de estímulos. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,13, 2015, Ponta Grossa. Anais...Ponta Grossa: UEPG, 2015, p. 1-10.

BERNARDI, T. P.;MEGID, M. A. B. A. O ensino de frações no ensino fundamental i: livrosparadidáticos, culinária, jogos e tecnologias. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais...São Paulo-SP, 2016, p. 1-12.

BEZERRA, F. J. B. Construindo a representação da fração: abordagem tradicional versus abordagem conceitual. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004, p. 1-10.

BORDIN, L.; LYRA, L. R.; MENONCINI, L. A presença das etapas de identificação, fissuração e superação de obstáculos de aprendizagem no ensino de frações no livro didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

BRANDÃO, C. L. F; RIBEIRO, M. M. C. L. O estudo das adições de frações com denominadores diferentes através das representações gráficas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

CARNEIRO, L. F. G.; ARAMAN, E. M. O. Concepções de professores da educação básica sobre o ensino de frações: considerações preliminares. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais... Cascavel: Unioeste, 2017, p.1-10.

CARVALHO, L. O; SANTOS, T. F; ATTIE, J. P. Processos de argumentação no ensino fundamental: frações e potências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

CAVALCANTI, E. M. S.; GUIMARÃES, G. L. Os significados de fração em livros didáticosdas séries iniciais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2008, Recife. Anais...2º SIPEMAT. Recife: Sipemat, 2008.

CAVALCANTI, J. D. B; SANTOS, M. C; JÓFILI, Z. M. S. Um olhar sobre algunsobstáculos que permeiam a aula de matemática: um exemplo com frações. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,09, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade de Belo Horizonte -UNI-BH, 2007, p. 1-10.

CELESTINO, K. G. As frações em algumas civilizações antigas. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais... Cascavel: Unioeste, 2017, p.1-16.

CHOTT, V. C; GÓES, A. R. T.; CRUZ, J. M. Uma experiência didática no ensino e aprendizado de frações por meio da expressão gráfica In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2015, Ponta Grossa. Anais...Ponta Grossa, 2015, p. 1-11

COSTA, A. C; SÁ, P. F. Operações com frações X dificuldade na resolução de problemas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,09, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade de Belo Horizonte -UNI-BH, 2007, p. 1-10.

CRUZ,M. S. S; SPINILLO, A. G.A resolução de adição de frações por crianças através do referencial de metade. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004, p. 1-10.

DOBZINSKI, A.; NEVES, I. R. J.; MATUMOTO, L. T. O estudo de frações através domaterial didático manipulável tangram. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2017, p.1-10.

DRUZIAN, M. E. B. Jogos como recurso didático no ensino aprendizagem de frações.VIDYA –Revista Eletrônica da Universidade Franciscana de Santa Maria, SantaMaria, v. 27, n.1, p. 67-78, jan./jun. 2009.

DUARTE, R.; SCHÜNEMANN, H. A utilização de jogos matemáticos para o ensino defrações. Acta Científica. Ciências Humanas, v. 2, n. 15, p. 65-75. 2008.

EBERHARDT, D. I.; SCIBOR, S. A construção do conceito de número e frações: oficinapara professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2014, Campo Mourão. Anais...Campo Mourão, 2014, p.1-9

FOSS, A. M.; ARAÚJO, L. C. "Um breve relato sobre uma experimentação de materiaismanipuláveis no ensino de matemática". In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2017, p.1-10.

GRAVINA, M. A; BASSO, E. Geometria Dinâmica na Escola. In: GRAVINA, M. A; BASSO, E. Matemática,Mídias Digitais e Didática:tripé para formação de professores de Matemática. Porto Alegre: UFRGS, 2010. p. 37-60.

JÚNIOR, F. E. L; AUAREK, W. A. O ensino de frações na educação de jovens e adultos: um diálogo com a Etnomatemática e práticas de Numeramento. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

JÚNIOR, F. J. S; SILVA, A. F. G. Percepções e conhecimentos de professores que lecionam matemática para os anos iniciais acerca do ensino de frações. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

JUSTULIN, A. M; PIROLA, N. A. As atitudes em relação à matemática e a solução de problemas e exercícios envolvendo frações. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais... Ilhéus: Via Litterarum, 2010, p. 1-10.

KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M.(Org.). Jogo, Brinquedo,Brincadeira e a Educação.14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-48.

KOETZ, M. C.; LUSITANI, K. G.; COLOMBO, J. A. A. Experiências de bolsistas pibid no ambiente escolar: uma perspectiva a partir do ensino de frações. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais... Cascavel: Unioeste, 2017, p.1-13.

LOPES, A. T.; PATRICIO, R. S. O uso de jogos no ensino de fração. In: ENCONTRONACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC/PR, 2013, p. 1-10.

LUCKESI, D. C. Ludicidade e a formação do educador.Universidade Estadual daBahia/Faculdade de Educação. Revista entreideias,Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

MAGINA, S.; MALASPINA, M. C. O. A fração nos Anos Iniciais: uma perspectiva para seuensino. In: SMOLE, K. S.; MUNIZ, C. A. (orgs.).A matemática em sala de aula:reflexões e propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 89-114.

MOREIRA, I. M. B.; SÁ, P. F.; ALVES, F. J. C.; NETO, A. J. B. Adição e subtração defrações com denominadores diferentesa partir de situações-problemas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais... Ilhéus: Via Litterarum, 2010, p. 1-10.

PARNOFF, L. K.; ALVES, L. L.;FANTINEL; P. C.; ALVES, A. M. M. Adição de fraçõesatravés dos discos fracionários. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

PASUCH, A.; BARBOSA, J. V.; BASSANI, L. T. A utilização do lúdico no processo deensino-aprendizagem de frações. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC/PR, 2013, p. 1-10.

PIRES, C. M. C. Educação Matemática:conversas com professores dos anos iniciais. SãoPaulo: Zé-Zapt Editora, 2012. p. 297-319.

PREVÊ, D.T; SHENECKEMBERG, C. M.; MUNHOZ, R. H. Lúdico no Ensino de Frações.Universidade do Estado de Santa Catarina –UDESC. Boletim online de Educação Matemática (BoEM), Joinville, v. 2, n. 2, p. 88-99, jan./jul. 2014.

SÁ, P. F.; JESUS, A. C. N.; NETO, A. J. B.; ALVES, F. J. C.; RODRIGUES, I. F. Adição esubtração de frações com calculadora virtual. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais...Ilhéus: Via Litterarum, 2010, p. 1-10.

SANTANA, H. S.; LIRA, M. R. “Os preços estão na hora da morte” –temagerador no ensino de frações e números decimais na educação de jovens e adultos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

SCHERER, L. P.; RIZZI, C. B.; RIZZI, R. L.Desenvolvendo um sistema tutor inteligentesobre frações. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2017, p. 1-10.

SILVA, A. F. G.; FREIRE, J. C. O.; CANOVA, R. F. Um estudo das frações presentes em livros didáticos na perspectiva da teoria dos campos conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

SILVA, D. R. R.; SALES, A. Prática didática do professor do5º ano: um estudo sobre o ensino de adição de frações em uma escola municipal de Campo Grande, MS. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, p. 1-10.

SILVA, D. R. R.; WOLF, M. H.M.; BURIGATO, S. M. M. S. Prática matemática: umasequência didática para o ensino e aprendizagem de frações. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC/PR, 2013, p. 1-10.

SILVA, J. P.; GIACOBBO, E. M. Baralhode Frações: uma atividade desenvolvida no 6° anodo Ensino Fundamental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,13, 2015, Ponta Grossa. Anais...Ponta Grossa: UEPG, 2015, p. 1-10.SILVA, N. S. M.; PIRES, E. C. P. S.; SÁ, P. F. O ensino de frações segundo a opinião docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais... Ilhéus: Via Litterarum, 2010, p. 1-10.

TEODORO, F. P. Aspectos matemáticos revelados nas produções escritas de alunos com operações de frações. In: ENCONTROPARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2017, p.1-15.

TURRA, F. F. R.; NOVAES, B. W. D.; LARGO, V. A mala misteriosa: uma sequência deatividades para o ensino de frações. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2017, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2017, p.1-10

WALLE, J. A. V. Matemática no Ensino Fundamental:formação de professores eaplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ZABEL, M.;MUNHOZ, R. H. Ensino das frações de uma maneira diferenciada. In:ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC/PR, 2013, p. 1-10.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Dionizio, F. A. Q., Novak, F. I. L., Pinto, K. B. P., & Burnat, S. de A. (2019). Abordagens de frações no Ensino Fundamental: um levantamento nos anais do ENEM e EPREM. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.242875

Edição

Seção

ARTIGOS