Teorema Fundamental do Cálculo: uma análise histórica e aplicação do conceito de integral utilizando o GeoGebra

Autores

  • Natália Oliveira Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Rogério Fernando Pires Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.244730

Palavras-chave:

modelagem matemática, Teorema Fundamental do Cálculo, integral, história da matemática, intuição

Resumo

Este trabalho descreve o processo de modelagem utilizando o software GeoGebra para o cálculo da medida da área ocupada por dois lagos situados em um parque na cidade de Ituiutaba no Triângulo Mineiro. Para a realização do estudo, inicialmente foi feita uma pesquisa de cunho histórico a cerca do Teorema Fundamental do Cálculo, com intuito de compreender o processo de construção dos conceitos envolvidos no teorema, que foi ferramenta fundamental no processo de construção dos modelos. Na sequência foi realizado um levantamento de informações sobre o parque onde os lagos estão localizados e, imagens via satélite dos lagos foram obtidas na internet e plotadas no software, com intuito de fazer um ajuste de curva e encontrar um modelo que ajudasse a resolver o problema. Após a obtenção das equações que modelaram as curvas sobre o contorno dos lagos, foram utilizados processos de integração que permitiram encontrar a medida das áreas procuradas. Como resultado foi possível compreender cada uma das etapas do processo de modelagem, evidenciou-se que a modelagem matemática possibilita despertar o espírito investigativo e, que o desencadeamento da construção de um modelo se assemelha muito com o processo histórico de construção de um conceito.

Biografia do Autor

Natália Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia.

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ANACLETO, G. M. C. Uma investigação sobre a aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

ÁVILA, G. Arquimedes, o rigor e método. Matemática Universitária, São Paulo, n. 4, p. 27- 45, 1986.

ÁVILA, G. Introdução à análise matemática. São Paulo: Edgard Blüecher, 1999.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2006.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

BOYER, C. B. História da matemática. Tradução Elza F. Gomides. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

EDWARD JR, J. C. H. The historical development of the calculus. New York: Springer, 1979.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Tradução Higyno H. Domingues. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados, 2006.

GRANDE, A. L. Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino. 2013. 324 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

LIMA, E. L. Análise real. 4. ed. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), 1999.

PATY, M. Pensamento racional e criação científica em Poincaré. Scientiae Studia, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 177-193, 2010.

PIRES, R. F.; SILVA, B. A. Função: concepções daquele que ensina e daquele que aprende. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica, Recife, v. 5, n. 3, p. 1-25, 2014.

POINCARÉ, H. O valor da ciência. Tradução Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Rejeição à matemática: causas e alternativas de intervenção. Revista Matemática/URI, Frederico Westphalen, v. 2, n. 2, p. 67-77, abr. 2004.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Nascimento, N. O., & Pires, R. F. (2020). Teorema Fundamental do Cálculo: uma análise histórica e aplicação do conceito de integral utilizando o GeoGebra. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.244730

Edição

Seção

ARTIGOS