Reflexões sobre aspectos do pensamento algébrico manifestados por alunos de sétimo ano na resolução de uma atividade de sequências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245118

Palavras-chave:

educação matemática, ensino de álgebra, educação básica, sequências e regularidades, pensamento algébrico

Resumo

Atividades que permitem exploração de padrões e identificação de regularidades têm sido apontadas como uma possibilidade, no contexto de sala de aula, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de sequências, realizada com uma turma de sétimo ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e trazer reflexões sobre o desenvolvimento das resoluções e das estratégias de generalizações manifestadas pelos alunos. Para isso, propõe-se a identificar e analisar as estratégias de generalização manifestadas por alunos de um sétimo ano na resolução de atividade de sequências. Este estudo, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo, toma como fundamentação o pensamento algébrico considerado a partir de suas vertentes representar, raciocinar e resolver problemas. Nas análises, pudemos inferir que a estratégia mais utilizada pela turma para generalização foi a estratégia aditiva; além disso, parte dos alunos manifestou habilidade na utilização de simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas na sequência, bem como capacidade de representação e raciocínio, vertentes do pensamento algébrico.

Biografia do Autor

Priscila Gleden Novaes da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente do magistério superior na Universidade Federal da Integração Latino Americana, possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), é especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2009), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e Doutoranda em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Educação Matemática PPGECEM (UNIOESTE - Cascavel). Dedica-se ao estudo das áreas da Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente no ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores, e tendências em Educação Matemática. Membro dos grupos de pesquisa Matemática e Educação Matemática (UNIOESTE - Foz do Iguaçu) e Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (UNIOESTE - Cascavel)

Luani Griggio Langwinski, Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, UNIGUAÇU - FAESI

Mestre em Ensino em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018), especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016), graduada em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014)

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017 e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) da UTFPR, Toledo, desde março de 2018. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 à 2019. Atualmente, é coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM-Too) e Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente em Modelagem Matemática e Criatividad

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Silva, P. G. N. da, Langwinski, L. G., & Vertuan, R. E. (2021). Reflexões sobre aspectos do pensamento algébrico manifestados por alunos de sétimo ano na resolução de uma atividade de sequências. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245118

Edição

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ARTIGOS