Reflexões sobre aspectos do pensamento algébrico manifestados por alunos de sétimo ano na resolução de uma atividade de sequências
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245118Palavras-chave:
educação matemática, ensino de álgebra, educação básica, sequências e regularidades, pensamento algébricoResumo
Atividades que permitem exploração de padrões e identificação de regularidades têm sido apontadas como uma possibilidade, no contexto de sala de aula, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de sequências, realizada com uma turma de sétimo ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e trazer reflexões sobre o desenvolvimento das resoluções e das estratégias de generalizações manifestadas pelos alunos. Para isso, propõe-se a identificar e analisar as estratégias de generalização manifestadas por alunos de um sétimo ano na resolução de atividade de sequências. Este estudo, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo, toma como fundamentação o pensamento algébrico considerado a partir de suas vertentes representar, raciocinar e resolver problemas. Nas análises, pudemos inferir que a estratégia mais utilizada pela turma para generalização foi a estratégia aditiva; além disso, parte dos alunos manifestou habilidade na utilização de simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas na sequência, bem como capacidade de representação e raciocínio, vertentes do pensamento algébrico.
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