Teoria dos grafos: uma possibilidade pedagógica para o ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245187

Palavras-chave:

teoria dos grafos, desafio lúdico, ensino fundamental, teoria das situações didáticas, ensino de matemática

Resumo

Neste artigo é apresentada uma possibilidade pedagógica para a abordagem, nos anos finais do Ensino Fundamental, de conceitos elementares da Teoria dos Grafos, um tópico da Topologia que é amplamente referenciado na atualidade, principalmente na área da computação, planejamento urbano e sistemas de comunicação. Essa abordagem é sugerida por intermédio de um desafio lúdico elaborado com fins didáticos de acordo com os preceitos metodológicos da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, objetivando a interação entre aluno, professor e conhecimento por meio de modelos didáticos sugeridos ou desenvolvidos pelo professor. O planejamento do desafio lúdico objetivou o entendimento dos seguintes conceitos da Teoria dos Grafos: vértice, aresta, grafo, diagrama de grafo, grafo conexo, grafo desconexo e grafo planar.  

Biografia do Autor

Jonathan Gil Müller, Universidade Regional de Blumenau (FURB) – SC

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - FURB/PPGECIM

Tânia Baier, Universidade Regional de Blumenau (FURB) – SC

Doutora em Educação Matemática pela UNESP

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Müller, J. G., & Baier, T. (2021). Teoria dos grafos: uma possibilidade pedagógica para o ensino fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245187

Edição

Seção

ARTIGOS