Teoria dos grafos: uma possibilidade pedagógica para o ensino fundamental

Jonathan Gil Müller, Tânia Baier

Resumo


Neste artigo é apresentada uma possibilidade pedagógica para a abordagem, nos anos finais do Ensino Fundamental, de conceitos elementares da Teoria dos Grafos, um tópico da Topologia que é amplamente referenciado na atualidade, principalmente na área da computação, planejamento urbano e sistemas de comunicação. Essa abordagem é sugerida por intermédio de um desafio lúdico elaborado com fins didáticos de acordo com os preceitos metodológicos da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, objetivando a interação entre aluno, professor e conhecimento por meio de modelos didáticos sugeridos ou desenvolvidos pelo professor. O planejamento do desafio lúdico objetivou o entendimento dos seguintes conceitos da Teoria dos Grafos: vértice, aresta, grafo, diagrama de grafo, grafo conexo, grafo desconexo e grafo planar.  


Palavras-chave


Teoria dos grafos; Desafio lúdico; Ensino fundamental; Teoria das situações didáticas; Ensino de matemática

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DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245187

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