Sequência didática com recursos tecnológicos integrados visando o ensino e aprendizagem de proporcionalidade: uma experimentação com atividades investigativas inspiradas em uma pesquisa docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245958

Palavras-chave:

proporcionalidade, sequência didática, recursos tecnológicos

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a contribuição do uso de uma sequência didática composta por atividades investigativas integradas por recursos tecnológicos, visando o ensino e aprendizagem do estudo de proporcionalidade. Para melhor compreender as dificuldades do trabalho com o tema proposto, foi realizada uma entrevista com professores de Matemática, tencionando suas estratégias de ensino, recursos didáticos, dificuldades e sugestões, todas voltadas exclusivamente para o tema do trabalho. A presente pesquisa, embora contenha aspectos quantitativos no que concerne à quantificação dos resultados, pode ser considerada como qualitativa, pois buscou estruturar a pesquisa, tendo em vista a análise do aprendizado dos pesquisados a partir de toda a experimentação. A pesquisa foi aplicada a alunos do 1º ano do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio e os dados foram coletados por meio de aplicação de questionários avaliativos e investigativos, além de observações e intervenções pedagógicas. Os resultados mostraram que a sequência didática proposta, integrada com recursos tecnológicos específicos, contribuiu significativamente para uma ampla compreensão do estudo de proporcionalidade de uma forma mais atrativa, dinâmica e interativa, promovendo a autonomia e a capacidade argumentativa dos pesquisados sobre o tema.

Biografia do Autor

Samara da Silva Corrêa, Instituto Federal Fluminense

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Nelson Machado Barbosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduado em Matemática pela a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Matemática Aplicada em Biossistemas pelo CEFET/RJ. Mestre e Doutor em Modelagem Computacional pela a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nas áreas de Estatística, Equações Diferenciais Hiperbólicas, Análise Numérica, Dinâmica Epidemiológica em Redes Complexas, Educação Matemática e Física Aplicada. Atualmente trabalha na linha de pesquisa de matemática aplicada e computação científica e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: "Estudo Numérico para Leis de Conservação Hiperbólicas não lineares utilizando Esquemas Numéricos de Alta Resoluções" e "Metodologias e Propostas Pedagógicas para o Ensino e Aprendizagem em Matemática". É Professor e Pesquisador do Laboratório de Ciências Matemáticas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é Coordenador do Programa de Iniciação Científica da Olimpíadas Brasileira de Matemática - OBMEP-RJ-ONE06.

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Corrêa, S. da S., & Barbosa, N. M. (2021). Sequência didática com recursos tecnológicos integrados visando o ensino e aprendizagem de proporcionalidade: uma experimentação com atividades investigativas inspiradas em uma pesquisa docente. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245958

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ARTIGOS