O ensino de Matemática para estudantes com Deficiência Intelectual sob as lentes de pesquisas brasileiras

Neusa Eliana Wollmann Tabaka, Fábio Alexandre Borges, Everton José Goldoni Estevam

Resumo


O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, na qual se analisou quais aspectos têm sido destacados em investigações brasileiras acerca do ensino de Matemática para estudantes com Deficiência Intelectual (DI). Para tanto, foram considerados artigos publicados em periódicos científicos brasileiros online com foco em Educação Matemática ou Educação Especial, qualificados no Qualis Capes (2013-2016) como A1, A2 e B1, na área de Ensino, num total de 37 periódicos. A partir disso, a seleção dos artigos obedeceu aos seguintes critérios: i) referir-se a pesquisas brasileiras; ii) ter sido publicado entre 2009 a 2019; e iii) conter no resumo ao menos uma das seguintes expressões: “Deficiência Intelectual” ou “Síndrome de Down” (para os periódicos de Educação Matemática); e “Deficiência Intelectual”, “Síndrome de Down” ou “Matemática” (para os periódicos de Educação Especial). Com isso, foram selecionados 15 textos, cuja análise foi orientada pela Análise de Conteúdo, a partir das seguintes unidades: i) A inclusão de estudantes com DI nas aulas de Matemática a partir das tarefas proporcionadas; ii) Práticas docentes no ensino de Matemática para estudantes com DI; iii) Uso de abordagens não tradicionais para estudantes com DI; iv) O foco nos conceitos matemáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e v) O papel do Atendimento Educacional Especializado a estudantes com DI. Os resultados apontam que estudantes com DI têm melhores oportunidades de aprender quando suas diferenças são legitimadas, o que se manifesta particularmente a partir de diversificação metodológica e planejamento pautado nas potencialidades desses aprendizes.


Palavras-chave


Deficiência Intelectual; Educação Matemática Inclusiva; Pesquisa Bibliográfica.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.246396

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