ENEF: um estudo dos livros de educação financeira dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.247275

Palavras-chave:

ENEF, educação financeira nas escolas, anos finais do ensino fundamental, livros didáticos

Resumo

Este artigo é fruto de um estudo que analisou os Livros de Educação Financeira nas Escolas para os anos finais do Ensino Fundamental, material desenvolvido pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).  O método utilizado foi a análise documental nos quatro livros, 6º, 7º, 8º e 9º anos, nos quais foram analisadas as atividades, segundo os ambientes de aprendizagens de Skovsmose (2014), se o trabalho desenvolvido pelo livro acontece de forma transversal e quais conceitos de Educação Financeira estão presentes no material. Os resultados apontam que das 88 atividades analisadas, 100% apresentam potencial para cenários para investigação. Do total, 81,8% fazem referência a uma semirrealidade 18,2% fazem referência à vida real. Os dados ainda indicam que há nos livros uma interdisciplinaridade e transversalidade do tema, podendo associar o trabalho dos conteúdos e áreas do conhecimento ao trabalho com a Educação Financeira. Concluímos que os livros apresentam um potencial para um trabalho investigativo, pois as atividades a serem realizadas individualmente e em grupo, de um modo geral, solicitam um posicionamento crítico sobre diversas situações e conceitos de EF, tais como tomada de decisão, sustentabilidade, querer versus necessitar, planejamento, orçamento, imprevisto financeiro e investimento, o que consideramos positivo.

Biografia do Autor

Glauciane da Silva Vieira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda do programa do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec - UFPE. Integrante do grupo de pesquisas GREDAM (Grupo de estudos em desenvolvimento e aprendizagem de matemática na educação básica). UFPE. Pedagoga (UFPE), Especialista em Educação e Gestão da Cultura Organizacional (UFPE).

Fabiana Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec). Graduada em Pedagogia (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. Participante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos didáticos em aulas de matemática e Educação Financeira.

Cristiane Azêvedo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora doutora e pesquisadora da UFPE

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Vieira, G. da S., Silva, F. G. da, & Pessoa, C. A. dos S. (2021). ENEF: um estudo dos livros de educação financeira dos anos finais do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.247275

Edição

Seção

ARTIGOS