Uma reflexão de textos elaborados pelos professores da Educação Infantil sobre Early Algebra

Ana Virginia de Almeida Luna, Vera Lucia Merlini, Vanessa Nascimento da Silva

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar que textos do discurso da álgebra, os professores da educação infantil reconhecem antes de iniciarem uma formação em Early Algebra, ao elaborarem situações-problema para seus estudantes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de análise documental. Esta coleta teve a participação de vinte e quatro professoras que lecionam na educação infantil, em duas creches e uma escola do interior da Bahia. Foi solicitado que elas elaborassem seis situações-problema para seus estudantes envolvendo o conteúdo álgebra. Os dados foram coletados durante um dos módulos da formação de professores em Early Algebra. De um modo geral, os resultados indicam a importância do pensamento algébrico e do raciocínio aritmético serem desenvolvidos, desde os anos iniciais do ensino fundamental, contemplando a educação infantil. Foi possível observar que os professores, mesmo de forma discreta, elaboraram textos legítimos referente ao discurso algébrico.

 


Palavras-chave


Early Algebra. Educação Infantil. Pensamento algébrico. Prática Pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.247380

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