Uma reflexão de textos elaborados pelos professores da Educação Infantil sobre Early Algebra

Auteurs

  • Ana Virginia de Almeida Luna Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Vera Lucia Merlini Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Vanessa Nascimento da Silva Colégio Despertar/ NEEMFS

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.247380

Mots-clés :

Early Algebra, Educação Infantil, pensamento algébrico, prática pedagógica

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo analisar que textos do discurso da álgebra, os professores da educação infantil reconhecem antes de iniciarem uma formação em Early Algebra, ao elaborarem situações-problema para seus estudantes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de análise documental. Esta coleta teve a participação de vinte e quatro professoras que lecionam na educação infantil, em duas creches e uma escola do interior da Bahia. Foi solicitado que elas elaborassem seis situações-problema para seus estudantes envolvendo o conteúdo álgebra. Os dados foram coletados durante um dos módulos da formação de professores em Early Algebra. De um modo geral, os resultados indicam a importância do pensamento algébrico e do raciocínio aritmético serem desenvolvidos, desde os anos iniciais do ensino fundamental, contemplando a educação infantil. Foi possível observar que os professores, mesmo de forma discreta, elaboraram textos legítimos referente ao discurso algébrico.

 

Bibliographies de l'auteur

Ana Virginia de Almeida Luna, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993) e em Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Mestre em Educação Especial (área de concentração: Educação Matemática) pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / CELAEE - CUBA (2002). Especialista em Educação Matemática - UCSAL (2004). Cursou o Special Course Research na University of London (2010). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2012). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Educação Matemática de Feira de Santana - NEEMFS- Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Bahia (SBEM-BA)/ UEFS; membro do Grupo de pesquisa de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA); 2ª tesoureira da da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Bahia (SBEM); Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS (PPGE) e Diretora Pedagógica da Escola Despertar. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática, Formação Docente, Práticas Escolares e Educação Inclusiva.

Vera Lucia Merlini, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Bacharelado em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1984). No âmbito da pós-graduação atuou como professora no curso de Especialização (Lato Sensu), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora adjunta, dedicação exclusiva, da Universidade Estadual Santa Cruz - Ilhéus - Bahia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos - REPARE em EdMat. Atua na linha de pesquisa de Concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem. Membro do colegiado do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da UESC.

Vanessa Nascimento da Silva, Colégio Despertar/ NEEMFS

Licenciada em Matemática (UEFS). Membro do Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS),  SBEM-Ba/ Credenciado pela UEFS, Sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática ( SBEM). Integrante da pesquisa Early Algebra CONSEPE 048/2019. Professora da Educação Básica, rede privada ( Colégio Despertar). Especialização em Educação matemática (UNIASSELVI)- em andamento .


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Publiée

2020-11-08

Comment citer

Luna, A. V. de A., Merlini, V. L., & Silva, V. N. da. (2020). Uma reflexão de textos elaborados pelos professores da Educação Infantil sobre Early Algebra. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.247380

Numéro

Rubrique

ARTIGOS