Uma sequência didática e o ensino de matemática no contexto da/pós pandemia Covid-19: discutindo o acesso, a viabilidade e as possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247802

Palavras-chave:

pandemia, ensino, matemática, sequência didática, viabilidade

Resumo

Este artigo traz à discussão uma atividade de experimentação, recorte de uma Sequência Didática elaborada para um estudo de tese e aplicada em três turmas do no 6º. Ano do Ensino Fundamental e aqui discutida para o contexto na/pós Pandemia do COVID-19. Discute-se o isolamento social e suas consequências na educação básica, em especial na sala de aula de matemática da escola pública, onde se desenvolveu o estudo. Questiona-se a viabilidade e as possibilidades de implementação de tarefas matemáticas em meio virtual, na modalidade de ensino remoto, hibrido e com uso de tecnologias. Discute-se os novos rumos da educação no contexto ora implantado na sociedade, como a situação do profissional docente frente às (novas) modalidades de ensino. A sequência didática constou de oito momentos distintos com atividades elaboradas visando observar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A análise a priori da atividade de experimentação que aqui trouxemos nos revela possibilidades de aplicação da sequência em meios virtual, semipresencial ou hibrido, visto que a resolução de problemas em linguagem natural, que é clara e acessível, favorece o desenvolvimento do pensamento algébrico e sua observação pelo professor seja através de registros escritos, figurais ou orais.

Biografia do Autor

Márcia Azevedo Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC/UEFS/UFBA/BA. Mestrado Acadêmico em Educação Matemática - PPGEM/UESC-BA, Professora do Ensino Básico e Superior da área de Matemática e Educação Matemática, Analista Universitária da Univeridade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

CNPQ: Líder do Grupo NIELEM, Membro Pesquisadora dos Grupos NEUROMAT e NIPEDICMT.

Membro do GT 14 - Didátca da Matemática/SBEM

Aréa de Interesse: Ensino, Educação Matemática e Didática da Matemática

CV: http://lattes.cnpq.br/7705322873418025 

Luiz Márcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor do IHAC/UFBA e dos Programas de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC/UFA e Educação/FACED/UFBA. Doutor em Didática da Matemática pela Univeridade de Montpellier/FR.

CNPQ: líder do Grupo de Pesquisa NIPEDICMT.

Cláudia Cristiane Andrade Barros, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Educação Básica - SEC/BA

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UESB

 

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Campos, M. A., Farias, L. M. S., & Barros, C. C. A. (2020). Uma sequência didática e o ensino de matemática no contexto da/pós pandemia Covid-19: discutindo o acesso, a viabilidade e as possibilidades. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247802

Edição

Seção

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19