Estratégias e recursos didático-tecnológicos para a educação e popularização das ciências em formato remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248124

Palavras-chave:

educação em ciências, popularização científica, estratégias de ensino, recursos didático-tecnológicos, ensino remoto

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2 evidenciou a necessidade de uma educação científica comprometida com o pensamento crítico requerendo dos educadores constantes metamorfoses tanto nas estratégias quanto no uso de recursos didáticos e tecnológicos. Imersos nesse cenário, assumimos o desafio de desenvolver o componente curricular ‘Ensino de Ciências por Investigação’ junto à 23 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ao longo do Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) 2020.5. As experiências construídas serviram como campo para a construção deste estudo que tem como objetivo tecer reflexões sistemáticas sobre as estratégias e os recursos didático-tecnológicos utilizados ao longo de um componente curricular ministrado em formato remoto, assim como suas potencialidades e limitações para a educação científica e para a popularização das ciências. Metodologicamente este artigo caracteriza-se como um estudo de caso desenvolvido sob o viés teórico da abordagem qualitativa e epistemológico do pensamento complexo.

Biografia do Autor

Thiago Emmanuel Araújo Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Biólogo (licenciado e bacharel) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). É membro do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM (UFRN); do Grupo de Estudos Ciências da Vida e Pensamento Complexo - ARBOR (UFCG) e do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida - GRECOMVIDA (UEPB), além de manter parceria ativa com o grupo de História, Cultura e Ensino (UEPB). Atua na área de Educação, tendo como foco perspectivas transdisciplinares para o ensino e a aprendizagem das ciências e da biologia. Recentemente tem pesquisado sobre as estratégias de pensamento e os métodos de ensino/aprendizagem na formação de cientistas e professores, com ênfase nos seguintes temas: educação e experiência; diálogo de saberes e expressões da cultura na educação científica; pensamento complexo; divulgação e popularização das ciências e aprendizagem colaborativa em espaços híbridos universidade/escola. É coordenador dos Laboratórios de Ensino Aprendizagem (LEA), integrados ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFRN) - e foi coordenador do PIBID/UFRN, subprojeto Interdisciplinar/Interciências (envolvendo alunos de química, física e ciências biológicas).

Mayara Larrys, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bióloga (licenciada) e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a graduação, permeei diferentes espaços formativos: fui bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEPB), de Iniciação a Docência (PIBID-Biologia/Capes/UEPB), Monitora de Biologia Celular e Professora Voluntária do Cursinho Pré-Vestibular ofertado pela UEPB à comunidade. Sou membro do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN) e do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA/UEPB). Atuo na área de Educação em Ciências e Pensamento Complexo colaborando em projetos de pesquisa, cujo foco é o desenvolvimento e avaliação de estratégias e métodos para o ensino de ciências e para a educação biológica pautadas na articulação entre diferentes expressões da cultura e, mais especificamente, no diálogo entre ciências e ficção científica.

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Severo, T. E. A., & Larrys, M. (2020). Estratégias e recursos didático-tecnológicos para a educação e popularização das ciências em formato remoto. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248124

Edição

Seção

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19