Technological resources and didactic strategies to promote science education and popularization on remoteclasses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248124

Keywords:

science education, popularization of sciences, teaching strategies, didactic and technological resources, remote teaching and learning

Abstract

Recently the new Sars-Cov-2 coronavirus pandemic pointed out the urgent necessity to build a scientific education  committed  to  critical  thinking,  requiring  teachers’  constant  metamorphoses,  both  in  their strategies  and  in  the  use  of  didactic  and  technological  resources.  In  this  scenario,  we  took  on  the challenge of developing the ‘Ensino de Ciências por Investigação’ (Inquiry-Based Science Education) class with 23 Biological Sciences undergraduate students, training to be teachers, by remote teaand learning. This experience took place at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) during an exceptional supplementary semester 2020.5 and is the analytical focus of this study. We’ve aimed to weave a systematic study on the strategies, didactics, and technological resources used over these remote classes, to pinpoint its potential and limitations for science education and popularization.

Author Biographies

Thiago Emmanuel Araújo Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Biólogo (licenciado e bacharel) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). É membro do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM (UFRN); do Grupo de Estudos Ciências da Vida e Pensamento Complexo - ARBOR (UFCG) e do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida - GRECOMVIDA (UEPB), além de manter parceria ativa com o grupo de História, Cultura e Ensino (UEPB). Atua na área de Educação, tendo como foco perspectivas transdisciplinares para o ensino e a aprendizagem das ciências e da biologia. Recentemente tem pesquisado sobre as estratégias de pensamento e os métodos de ensino/aprendizagem na formação de cientistas e professores, com ênfase nos seguintes temas: educação e experiência; diálogo de saberes e expressões da cultura na educação científica; pensamento complexo; divulgação e popularização das ciências e aprendizagem colaborativa em espaços híbridos universidade/escola. É coordenador dos Laboratórios de Ensino Aprendizagem (LEA), integrados ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFRN) - e foi coordenador do PIBID/UFRN, subprojeto Interdisciplinar/Interciências (envolvendo alunos de química, física e ciências biológicas).

Mayara Larrys, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bióloga (licenciada) e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a graduação, permeei diferentes espaços formativos: fui bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEPB), de Iniciação a Docência (PIBID-Biologia/Capes/UEPB), Monitora de Biologia Celular e Professora Voluntária do Cursinho Pré-Vestibular ofertado pela UEPB à comunidade. Sou membro do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN) e do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA/UEPB). Atuo na área de Educação em Ciências e Pensamento Complexo colaborando em projetos de pesquisa, cujo foco é o desenvolvimento e avaliação de estratégias e métodos para o ensino de ciências e para a educação biológica pautadas na articulação entre diferentes expressões da cultura e, mais especificamente, no diálogo entre ciências e ficção científica.

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Published

2020-10-09

How to Cite

Severo, T. E. A., & Larrys, M. (2020). Technological resources and didactic strategies to promote science education and popularization on remoteclasses. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248124

Issue

Section

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19