A aula não é mais presencial, e agora? Tecnologias e experiências docentes em tempos de Covid-19

Autores

  • Keila Mendes dos Santos Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248131

Palavras-chave:

pandemia, Coronavírus, ensino remoto, língua inglesa, desafios

Resumo

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade para o contexto educacional com a transposição das aulas presenciais para modelos não presenciais em todos os níveis de ensino. No âmbito educacional, os docentes se viram repentinamente tendo que adaptar suas práticas, o que evidenciou desafios distintos. Partindo deste contexto, o estudo ora proposto tem por objetivo investigar as experiências educativas vivenciadas pelos professores e os seus posicionamentos ao terem que migrar suas aulas do contexto presencial para o ensino remoto, observando as principais problemáticas, como também os aspectos que favoreceram o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como estudo de caso, tendo como participantes oito professores de língua inglesa da educação básica. Os dados foram coletados via questionário elaborado no Google formulários e os links enviados aos participantes pelo aplicativo WhatsApp. Os resultados apontam que, apesar dos desafios do primeiro impacto com a nova modalidade, principalmente na descoberta e utilização de melhores recursos, como também problemas envolvendo formação, conexão e participação dos alunos nas aulas, estes vêm se adaptando gradativamente ao novo contexto.

Biografia do Autor

Keila Mendes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, PPGE - UFAL. Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestra em Letras, Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Santos, K. M. dos. (2020). A aula não é mais presencial, e agora? Tecnologias e experiências docentes em tempos de Covid-19. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248131

Edição

Seção

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19