Mídias sociais e educação em tempos de pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248135Palavras-chave:
mídias sociais, TikTok, educação, pandemia, aprendizagemResumo
Essa pesquisa analisa como a mídia social TikTok tem contribuído com os processos de ensino de aprendizagem em tempos de pandemia do COVID-19. Como aporte teórico, apresentamos discussões sobre a relação entre Educação e Cultura Digital e em como essa relação propicia a utilização de Mídias Socais (estas enquanto Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs) em contextos educacionais de forma positiva aos processos de ensino e aprendizagem. Discutimos também, como isso tem ampliado a apropriação de Mídias Sociais, do TikTok especificamente, em contextos educacionais frente a pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória e desenvolvida a partir da análise dos perfis de professores que abordam os conteúdos curriculares no TikTok e em como estes se relacionam com os sujeitos aprendizes. Os resultados apontam que o TikTok tem sido uma importante ferramenta para os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia do COVID-19. O TikTok tem sido utilizado a fim de apresentar exemplificações e materialização de conteúdos abstratos em situações cotidianas dos sujeitos aprendizes, aproximando assim estes sujeitos dos conteúdos curriculares.
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