Mídias sociais e educação em tempos de pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248135

Palavras-chave:

mídias sociais, TikTok, educação, pandemia, aprendizagem

Resumo

Essa pesquisa analisa como a mídia social TikTok tem contribuído com os processos de ensino de aprendizagem em tempos de pandemia do COVID-19. Como aporte teórico, apresentamos discussões sobre a relação entre Educação e Cultura Digital e em como essa relação propicia a utilização de Mídias Socais (estas enquanto Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs) em contextos educacionais de forma positiva aos processos de ensino e aprendizagem. Discutimos também, como isso tem ampliado a apropriação de Mídias Sociais, do TikTok especificamente, em contextos educacionais frente a pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória e desenvolvida a partir da análise dos perfis de professores que abordam os conteúdos curriculares no TikTok e em como estes se relacionam com os sujeitos aprendizes. Os resultados apontam que o TikTok tem sido uma importante ferramenta para os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia do COVID-19. O TikTok tem sido utilizado a fim de apresentar exemplificações e materialização de conteúdos abstratos em situações cotidianas dos sujeitos aprendizes, aproximando assim estes sujeitos dos conteúdos curriculares.

Biografia do Autor

Kleber Emmanuel Oliveira Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Design também pela UFPE.

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Santos, K. E. O., & Carvalho, A. B. G. (2020). Mídias sociais e educação em tempos de pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248135

Edição

Seção

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19