Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia

Autores

  • Taissa Vieira Lozano Burci Universidade Estadual de Maringá; Faculdade Astorga
  • Ana Paula de Souza Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Patricia Lakchmi Leite Mertzig Universidade do Oeste Paulista
  • Camila Tecla Mortean Mendonça Universidade Estadual de Maringá; Centro Universitário Cesumar

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248136

Palavras-chave:

ferramentas interativas, educação a distância, ensino remoto de emergência, educação presencial

Resumo

O presente artigo emerge em um contexto de pandemia causado pela Covid-19 que alterou totalmente a oferta da educação presencial. Dessa forma, o objetivo deste texto é explorar o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), oriundos da Educação a Distância (EaD), como um importante recurso organizacional do ensino remoto de emergência. Acreditamos que o processo de consolidação da EaD e seus recursos contribui com a instrumentalização da demanda emergencial que estamos vivenciando. A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Observamos que o AVA foi utilizado como uma forma de organizar as aulas presenciais transpondo sua organização para um espaço virtual, em que os alunos tiveram acesso aos materiais pedagógicos da disciplina, as atividades, aos recados e aos fóruns de discussões. Concluímos que a utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilitou uma melhor organização das aulas e do atendimento educacional permitindo que os alunos pudessem acompanhar diariamente as aulas da educação básica ao ensino superior, por outro lado possibilitou a interação pedagógica entre os alunos e professores. Aos responsáveis dos alunos em idade escolar facilitou a organização da rotina escolar que ocorria paralelamente às suas ocupações profissionais e familiares que também foram alteradas durante a pandemia.

 

Biografia do Autor

Taissa Vieira Lozano Burci, Universidade Estadual de Maringá; Faculdade Astorga

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Astorga. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais – GPEaDTEC vinculado a Universidade Estadual de Maringá.

Ana Paula de Souza Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de maringá (2013). Especialista em Educação. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (Turma 2019). Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais – GPEaDTEC.

Patricia Lakchmi Leite Mertzig, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do curso de Música (presencial) e Pedagogia (modalidade a Distância) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em Presidente Prudente, SP.

Camila Tecla Mortean Mendonça, Universidade Estadual de Maringá; Centro Universitário Cesumar

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM, linha de Políticas e Gestão da Educação. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM, linha de História e Historiografia da Educação (2016). Especialista em Docência no Ensino Superior (2011), Gestão Escolar - Administração, Supervisão e Orientação (2012), Atendimento Educacional Especializado - AEE (2014), Educação a distância e as tecnologias educacionais (2014) e Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação (2019) pela Unicesumar - Centro Universitário Cesumar. Graduada no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia (2008) e Licenciatura em História (2019) pela mesma instituição. É docente da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Maringá e da Unicesumar, nesta última, trabalha na Educação a Distância - EaD, orienta projeto de Iniciação Científica na área da educação na EaD e é professora da pós-graduação Latu Sensu presencial. Participa do Grupo de Pesquisa EaD e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq.

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Burci, T. V. L., Santos, A. P. de S., Mertzig, P. L. L., & Mendonça, C. T. M. (2020). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248136

Edição

Seção

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19