Narrativa de uma experiência na pós-graduação: Entre os vícios do presencial e a presença do digital
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248285Palavras-chave:
EaD, ensino remoto, práticas pedagógicas, ensino superior, pandemiaResumo
O presente trabalho pretende trazer o olhar acerca da concepção da modalidade a distância, do denominado ensino remoto e apresentar uma experiência que está sendo realizada em plena pandemia, num olhar de professor-pesquisador da área, que vem tratando desde abril de 2020 com algumas disciplinas ofertadas na Universidade Federal do Paraná, de modo a se poder observar quais desafios foram encontrados pela professora em seu papel de formadora. Partiu-se do problema de como o professor de ensino superior desenvolve sua prática pedagógica em uma modalidade não presencial, quais desafios enfrentou, quais mudanças foram e são necessárias? O Objetivo geral deste estudo é realizar uma análise inicial da prática pedagógica de um professor do ensino superior em sua experiência em período emergencial com aulas a distância de forma síncrona e assíncrona. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica, que se constrói a partir do olhar-experiência e da narrativa pessoal que se construiu e se constrói desde abril de 2020. Trar-se-á a vivência e as reflexões da professora pesquisadora com seus orientandos no que concerne à leitura das narrativas pessoais e a tentativa de não desviar de seu foco central: as aprendizagens. Não se tem a intenção de esgotar a temática que aqui se trará, assim como, por se tratar de uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória, portanto, empírica e interpretativa, tentar-se-á explorar a experiência aqui trazida.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Belo Horizonte: Endipe, 2010.
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, n. 29, ano 21, 2008a.
ALMEIDA, M. E. B. Educação e Tecnologias no Brasil e em Portugal em Três Momentos de sua História. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1 n.1. Abril, 2008b. [Online]; Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/5 acesso em: 12 ago. 2020.
ALMEIDA, M. E. B.; BERTONCELLO, L. Integração das tecnologias de informação e comunicação na educação: novos desafios e possibilidades para o desenvolvimento do currículo. Congresso Nacional em Educação - EDUCERE, 10, Curitiba, PUC. Anais Eletrônicos. 2011. Disponível em < https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6489_4005.pdf > Acesso em 12 agosto 2020.
ALTOÉ, A.; SILVA, H. da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, A.; COSTA, M. L. F.; TERUYA, T. K. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005, p 13-25.
BÉLISLE, C. Enseigner et apprendre dans un monde numérique. Synergies Sud-Est européen n° 3 - 2011 pp. 35-51
CAMAS, N. P. V. Educação a distância em realidades virtuais: a postura do professor do ensino superior ante as novas tecnológicas facilitadoras de formação continuada. 2002.
Dissertação (Mestrado) - PUC-CAMP, Brasil, 2002.
CAMAS, N. P. V.; MENGALLI, N. M. Use of digital interfaces as an extension of school attendance. Learning Technology - IEEE Computer Society’s Technical Committee on Learning Technology (TCLT). Volume 13 Issue 4, ISSN 1438-0625. October 2011, CAMAS, N. V. P. Revisão Teórica da Ação Pedagógica Virtual. Revista EducaOnline. v. 6 n. 1. Janeiro/Abril. 2012a.
CAMAS, N. V. P. Tecendo Fios na educação: da informação nas redes à construção do conhecimento mediado pelo professor. Curitiba: CRV, 2012b.
CAMAS, N. V. P. Educação e integração de tecnologias digitais. In: MONTEIRO, S. B.; OLINI, P. (Orgs.). Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Diversidade e tecnologias digitais, v.3. Cuiabá-MT: EdUFMT/Editora Sustentável, 2019. (Formato Ebook).
CAMAS, N. V. P.; FOFONCA, E. A curadoria de conhecimento em ambiências imersivas e os processos formativos de professores da educação básica com metodologias inovadoras. Revista Intersaberes, Curitiba. v. 14 n. 31. p. 7-19. 2019.
CAMAS, N. V. P.; FOFONCA, E.; HARDAGH, C. C. Pesquisa Narrativa e Curadoria de Conhecimento na Cultura Digital. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, Portugal. v. 3 n. 1. p. 115-130, 2020.
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. São Paulo: Zahar, 2003.
FORMIGA, M. A terminologia da EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009. p. 39-46.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HARDAGH, C. C.; CAMAS, N. P. V. (De) formando o educador: uma discussão teórica acerca do professor e tutor na EaD. Laplage em Revista, Sorocaba, vol. 3, n.2, mai.-ago. 2017, p. 94-108, 2017.
MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. 2016. Tese (Doutorado) - USP-SP, Brasil, 2016.
MILL, D. Gestão Estratégica de Sistemas Educação a Distância no Brasil e em Portugal: a propósito da flexibilidade educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 131, p. 407-426, abr.- jun., 2015.
NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
KERBAUY, R. R. O cientista que ensinava. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.225- 245, 1996.
SHACHAR, M.; NEUMANN, Y. Twenty Years of Research on the Academic Performance Differences Between Traditional and Distance Learning: Summative Meta-Analysis and Trend Examination. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching. Vol. 6, No. 2, June 2010.
SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, Bauru. v. 23 n. 3. julho-setembro. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132017000300563&script=sci_arttext acesso em: 12 ago. 2020.
VALENTE, J.A. Formação de Professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In J. A. Valente (org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: NIEDUNICAMP, 1999, p. 131-156.
VALENTE, J. A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. (Ed.). Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 15-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

