Jogo digital contribuindo na compreensão das operações com números naturais e decimais

Denise Ritter, Ana Marli Bulegon

Resumo


Os jogos digitais são um recurso que pode ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados obtidos com a criação do jogo digital “Ida à padaria” na plataforma FazGame e sua aplicação com uma turma de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O jogo é baseado em uma situação cotidiana e apresenta situações problema sobre as operações com números Naturais e Decimais. Para jogar, cada estudante utilizou seu celular ou um tablet. Percebeu-se que os estudantes estiveram animados durante a atividade com o jogo; efetuaram os cálculos de adição e subtração com facilidade e rapidez e frequentemente, relataram exemplos de situações do cotidiano que envolviam as operações matemáticas, dessa forma, pode-se concluir que a atividade apresentou resultados positivos, diante do modo de pensar matemático das operações com números Naturais e Decimais.


Palavras-chave


Jogos educacionais digitais; Operações numéricas; Tecnologias móveis; Ensino de Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.248409

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br