O uso de feedbacks em jogos educacionais digitais para o ensino de operações básicas de matemática: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.248695Palavras-chave:
celular, ensino, número, avaliação, ensino fundamentalResumo
O uso crescente de Jogos Educacionais Digitais (JEDs) impõe a necessidade de avaliar sua adequação ao contexto educacional. Dentre os diferentes elementos que caracterizam os jogos educacionais digitais, e que precisam ser considerados no processo de avaliação, destaca-se o feedback devido sua relação direta com o desempenho na aprendizagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar o uso do feedback em JEDs destinados ao ensino de operações básicas de matemática. O método de pesquisa foi composto por quatro etapas: elaboração do instrumento de avaliação, seleção dos JEDs, validação do instrumento e avaliação dos JEDs. O processo de avaliação dos feedbacks permitiu definir, sistematicamente, um conjunto de critérios que, ao serem aplicados a quatro JEDs, mostraram que o feedback presente nesses jogos não segue as recomendações que os tornariam mais efetivos para a aprendizagem.Referências
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