Conhecimento especializado do professor de matemática manifestado em relatórios de estágio de observação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.248843Palavras-chave:
conhecimentos profissionais docentes, MTSK, relatório de estágio de observação, escrita reflexiva, formação inicial de professores de matemáticaResumo
Na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, uma das ações que compõe o Estágio Curricular Supervisionado é a elaboração de um Relatório de Estágio de Observação, guiada por um roteiro. Dentre os itens que constituem esse roteiro, alguns têm potencial para desencadear uma escrita reflexiva, a qual é uma possibilidade para a manifestação de conhecimentos profissionais. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar domínios e subdomínios do modelo Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK) manifestados em itens que têm potencial para desencadear uma escrita reflexiva em futuros professores na elaboração do Relatório de Estágio de Observação. Assim, a partir de leituras das produções referentes a estes itens de Relatórios de doze estagiários, evidenciamos escritas que manifestaram conhecimentos relacionados ao modelo. Além disso, notamos que algo que aparenta ser propício para essa manifestação consiste em solicitar que os estagiários reflitam acerca de cada aula observada e, especialmente, que indiquem se houve algum momento em que adotariam outros encaminhamentos caso estivessem na posição de professores. Por fim, sugerimos que orientações como as dos itens analisados sejam propostas a estagiários na elaboração de Relatórios de Estágio de Observação, com a intenção de incentivar a manifestação de conhecimentos profissionais especializados por meio da reflexão a respeito das observações.Referências
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