Análise textual discursiva como metodologia para identificar inseguranças no Ensino Fundamental de Matemática: período online
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.250386Palavras-chave:
ensino remoto, ensino de matemática, educação básica, ATDResumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar uma indagação realizada para professores de matemática sobre os modos de avaliações realizadas em escolas particulares e públicas de educação básica, por meio de computadores e internet, em período de distanciamento físico. Ao mesmo tempo, essa indagação foi utilizada como atividade de Iniciação Científica Voluntária, oportunizando a aprendizagem sobre metodologia de análise de dados textuais a uma professora de matemática em período de formação, numa universidade pública no interior do sudeste da Bahia-BR. Para coleta de dados, professores de matemática foram convidados a responder um questionário semiestruturado. Essa disponibilidade propiciou um aceite de professores residentes em 11 municípios, distribuídos em três estados brasileiros. Para a interpretação das contribuições, optou-se pelo uso da Análise Textual Discursiva. Assim, foi possível obter categorias emergentes para identificar uma preocupação quanto ao desempenho do aluno e as atitudes do professor com relação à utilização de ferramentas para dinamização do ensino. No entanto, não houve contribuição sobre o modo de avaliações utilizadas no ensino mediado pelo uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Porém, foram reveladas inseguranças dos professores em relação ao uso inesperado e massivo de tecnologias, que tomou parte da educação básica pública, quando possível, e particular, na maioria dos casos, desde o início do período letivo de 2020.
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