Modelagem e as aulas de matemática: algumas percepções dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252556Palavras-chave:
anos finais do ensino fundamental, educação básica, educação matemática, modelagem matemáticaResumo
Este artigo tem por intuito apresentar e compreender o que se revela a partir dos discursos dos estudantes do 9º ano após o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. Para isso nos pautamos na abordagem qualitativa e fazemos uso dos dados de entrevistas realizadas com educandos do 9º ano após finalizarem uma atividade de Modelagem Matemática. As discussões em torno do objetivo deste artigo apontam algumas compreensões dos estudantes quanto a dificuldade inicial de compreensão da atividade, revelam práticas que estão habituados, um estranhamento na mudança de postura do professor de transmissor para mediador da atividade e também dão indícios do diálogo e da colaboração entre os estudantes ao trabalharem em grupo. Entendemos que esses apontamentos contribuem para discutirmos como pode se dar a implementação da Modelagem e para que, de fato, esta esteja mais presente nas aulas de Matemática.
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