Desenvolvendo compreensão matemática: resíduos de uma aula baseada na resolução de problemas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252983

Parole chiave:

compreensão, matemática, resíduos, resolução de problemas

Abstract

Este artigo discute e orienta ações para o desenvolvimento de uma aula de matemática baseada na compreensão. São apresentadas as concepções teóricas de compreensão matemática e dos resíduos de aprendizagem, estruturadas pela metodologia de Resolução de Problemas. As questões que possibilitam obter tais resíduos, com foco no protagonismo do estudante, nem sempre são encontradas em livros didáticos, o que evidencia o papel do professor na estruturação ou modificação dessas questões com vistas a orientar os estudantes a aprender enquanto se faz Matemática. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo orientar a ação docente para a problematização da Matemática, discutindo como as questões presentes em livros didáticos e que têm potencial para possibilitar a construção de novos conhecimentos, podem ser reestruturadas ou abordadas na perspectiva de Resolução de Problemas com vistas a possibilitar a compreensão.

Biografie autore

Juliana Meneghelli, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Pós-doutoranda em Ensino de Ciências.
Doutora em Engenharia de Produção.

Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina – Brasil.

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Pubblicato

2022-05-27

Come citare

Cardozo, D., Meneghelli, J., & Possamai, J. P. (2022). Desenvolvendo compreensão matemática: resíduos de uma aula baseada na resolução de problemas. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(1), 185–205. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252983

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS