O ensino híbrido na percepção de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.254451Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, formação docente, Biologia, Tecnologia EducacionalResumo
No cenário educacional contemporâneo vivencia-se tempos pandêmicos de Covid-19, com a abordagem de ensino híbrido como alternativa para ressignificar o processo de ensino presente há tempos no contexto da educação, requerendo mesclagem de ensino na presencialidade e online, além do uso de elementos como personalização, flexibilidade, tecnologia educacional, inovações sustentadas e disruptivas. O objetivo do artigo é relacionar a percepção do ensino híbrido de licenciandos em Ciências Biológicas na formação inicial com a perspectiva interativa no ensino da biologia no contexto pandêmico. Trata-se de um estudo de campo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, mediante uso de formulário e entrevistas online. Para análise dos dados recorremos ao método indutivo e análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os licenciando percebem o ensino híbrido como um concorrente de outras abordagens como o ensino remoto e ensino simultâneo, reconhecendo as atividades personalizadas, flexibilidade no processo de ensino, a complexidade e a durabilidade do aumento de atividades e horário atribuído com as tecnologias educacionais. Assim como a importância da interatividade no ensino e os saberes da prática docente. É importante que outras perspectivas sejam desenvolvidas a fim de estimular a formação de professores no contexto híbrido, visando melhoria dos processos educacionais.
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