Raciocínio proporcional dos estudantes ingressantes no ensino médio integrado: resultados de uma avaliação diagnóstica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.255219Palavras-chave:
Raciocínio Proporcional, proporcionalidade, raciocínio aditivo e multiplicativo, avaliação diagnóstica, Ensino Médio IntegradoResumo
O raciocínio proporcional vai além do conceito de proporcionalidade. Sua relevância está no fato de oferecer uma grande contribuição para a aprendizagem da matemática, bem como sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica, realizada com estudantes ingressantes no 1º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Araquari, para verificar o nível de conhecimentos e habilidades que eles têm no que tange ao raciocínio proporcional. A construção do instrumento avaliativo baseou-se na pesquisa de Bright, Joyner e Wallis (2003). Participaram da atividade 232 estudantes que frequentavam os cursos Técnicos Integrados de Agropecuária, Informática para Internet e Química. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes apresenta dificuldades para resolver as situações-problema propostas, dado que o percentual de acertos ficou entre 37% e 51% nas questões objetivas e que apenas 10% responderam corretamente o exercício dissertativo. A maior parte dos discentes enfrenta dificuldades na interpretação de problemas envolvendo comparações multiplicativas, fragilidade que leva a refletir sobre a qualidade das experiências de ensino em suas trajetórias escolares, com foco, sobretudo, no uso de algoritmos, memorização de técnicas e resolução mecânica de problemas, não oportunizando a interpretação, a reflexão e a compreensão de conceitos.
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