A formação de grupos operativos em aulas de robótica nas séries iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257787Palavras-chave:
Competências socioemocionais, trabalho em grupo, formação de grupos operativos, robótica, Educação BásicaResumo
Este estudo destaca a relevância do trabalho em grupo enquanto estratégia de ensino capaz de promover o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais em um contexto baseado no uso da tecnologia em sala de aula. O estudo, portanto, teve por objetivo analisar e compreender toda a dinâmica e complexidade que envolve a formação de grupos por alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo durante a realização de uma atividade de montagem de robôs em sala de aula. De modo mais específico, o estudo propõe investigar os diferentes padrões de interação grupal e liderança, bem como avaliar como as dinâmicas de composição/formação de grupo impactam o desempenho e a aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso onde a coleta de dados envolveu observações diretas (documentados por videogravação) em torno do objeto de estudo. Por sua vez, a análise contemplou a comparação dos dados coletados com base nos referenciais teóricos da teoria de desenvolvimento grupal de Pichón-Rivière e na classificação de grupos proposto por W.R. Bion visando compreender, portanto, a dinâmica de formação de grupos, a identificação de focos de liderança, conflitos e estratégias de colaboração. Como resultado, o estudo revelou a existência de diferentes dinâmicas de trabalho em grupo e enfatizou a importância do papel do professor na promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os alunos.
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