A formação de grupos operativos em aulas de robótica nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257787

Palavras-chave:

Competências socioemocionais, trabalho em grupo, formação de grupos operativos, robótica, Educação Básica

Resumo

Este estudo destaca a relevância do trabalho em grupo enquanto estratégia de ensino capaz de promover o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais em um contexto baseado no uso da tecnologia em sala de aula. O estudo, portanto, teve por objetivo analisar e compreender toda a dinâmica e complexidade que envolve a formação de grupos por alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo durante a realização de uma atividade de montagem de robôs em sala de aula. De modo mais específico, o estudo propõe investigar os diferentes padrões de interação grupal e liderança, bem como avaliar como as dinâmicas de composição/formação de grupo impactam o desempenho e a aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso onde a coleta de dados envolveu observações diretas (documentados por videogravação) em torno do objeto de estudo. Por sua vez, a análise contemplou a comparação dos dados coletados com base nos referenciais teóricos da teoria de desenvolvimento grupal de Pichón-Rivière e na classificação de grupos proposto por W.R. Bion visando compreender, portanto, a dinâmica de formação de grupos, a identificação de focos de liderança, conflitos e estratégias de colaboração. Como resultado, o estudo revelou a existência de diferentes dinâmicas de trabalho em grupo e enfatizou a importância do papel do professor na promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os alunos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi Coordenador do Curso de Física da UNESP/Campus de Guaratinguetá e Presidente da Comissão Permanente de Ensino - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6),no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Conceito Capes 3) e no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 3).É Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da UNESP/Guaratinguetá e Supervisor de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá - UNESP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Fredy Coelho Rodrigues, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Especialização lato sensu em Matemática Superior com ênfase em Análise Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Licenciatura em Matemática pela mesma instituição. Atua como docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. https://orcid.org/0000-0001-8307-9305

Gisele Silva Ceciliano Lins, Universidade da Força Aérea (UNIFA)

Mestre no Programa de Pós Graduação em Desempenho Operacional Humano da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Pós-graduada em Neuropsicologia: Avaliação e Reabilitação pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), desde 2019. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2010. Inscrita no Conselho Regional de Psicologia pelo nº CRP: 06/111421. Trabalhou como Oficial Temporário na Força Aérea Brasileira, no período de 2011 a 2019. Autora do livro: Ansiosa Mente, publicado em setembro de 2022. Áreas de interesse: 1) Atendimento clínico a adultos, principalmente, com queixa de ansiedade. 2) Ministração de palestras sobre temas diversos na área da Psicologia. Enfoques teóricos: Psicologia Cognitiva e Análise Transacional

Idmaura Calderaro Martins Galvão, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura em Física pela UNESP-Campus de Guaratinguetá (2005); Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências pela EEL-USP (2015); Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Campus de Bauru (2020). É professora de Educação Básica II da Escola Estadual do Programa de Ensino Integral "Professora Miquelina Cartolano". Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente em pesquisas com os temas: Pluralismo Metodológico, Argumentação, Interação Discursiva e Educação CTS. Atualmente desenvolve um projeto de pós-doutorado na Unesp- Campus de Guaratinguetá, fazendo estágio Docência na disciplina "Metodologia e Prática de Ensino de Física - UNESP- Campus de Guaratinguetá, com o foco na pesquisa acerca da temática" Educação CTS e argumentação na formação inicial dos professores de Física".

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Rodrigues, F. C., Lins, G. S. C., & Galvão, I. C. M. (2023). A formação de grupos operativos em aulas de robótica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 68–89. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257787

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ARTIGOS