The formation of operative groups in robotics classes in the initial grades of Elementary School

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257787

Keywords:

Socioemotional skills, group work, formation of operative groups, robotics, Basic Education

Abstract

This study highlights the relevance of group work as a teaching strategy capable of promoting the development of socio-emotional skills and abilities in a context based on the use of technology in the classroom. The study, therefore, aimed to analyze and understand all the dynamics and complexity that involves the formation of groups by students from a 5th year elementary school class at a public school in the interior of the state of São Paulo during the performance of an activity. of assembling robots in the classroom. More specifically, the study proposes to investigate the different patterns of group interaction and leadership, as well as evaluate how the dynamics of group composition/formation impact student performance and learning. To this end, a case study was carried out where data collection involved direct observations (documented by video recording) around the object of study. In turn, the analysis included the comparison of data collected based on the theoretical references of Pichón-Rivière's theory of group development and the classification of groups proposed by W.R. Bion aims to understand, therefore, the dynamics of group formation, the identification of leadership focuses, conflicts and collaboration strategies. As a result, the study revealed the existence of different group work dynamics and emphasized the importance of the teacher's role in promoting a collaborative learning environment and developing socio-emotional skills among students.

Author Biographies

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi Coordenador do Curso de Física da UNESP/Campus de Guaratinguetá e Presidente da Comissão Permanente de Ensino - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6),no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Conceito Capes 3) e no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 3).É Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da UNESP/Guaratinguetá e Supervisor de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá - UNESP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Fredy Coelho Rodrigues, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Especialização lato sensu em Matemática Superior com ênfase em Análise Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Licenciatura em Matemática pela mesma instituição. Atua como docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. https://orcid.org/0000-0001-8307-9305

Gisele Silva Ceciliano Lins, Universidade da Força Aérea (UNIFA)

Mestre no Programa de Pós Graduação em Desempenho Operacional Humano da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Pós-graduada em Neuropsicologia: Avaliação e Reabilitação pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), desde 2019. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2010. Inscrita no Conselho Regional de Psicologia pelo nº CRP: 06/111421. Trabalhou como Oficial Temporário na Força Aérea Brasileira, no período de 2011 a 2019. Autora do livro: Ansiosa Mente, publicado em setembro de 2022. Áreas de interesse: 1) Atendimento clínico a adultos, principalmente, com queixa de ansiedade. 2) Ministração de palestras sobre temas diversos na área da Psicologia. Enfoques teóricos: Psicologia Cognitiva e Análise Transacional

Idmaura Calderaro Martins Galvão, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura em Física pela UNESP-Campus de Guaratinguetá (2005); Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências pela EEL-USP (2015); Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Campus de Bauru (2020). É professora de Educação Básica II da Escola Estadual do Programa de Ensino Integral "Professora Miquelina Cartolano". Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente em pesquisas com os temas: Pluralismo Metodológico, Argumentação, Interação Discursiva e Educação CTS. Atualmente desenvolve um projeto de pós-doutorado na Unesp- Campus de Guaratinguetá, fazendo estágio Docência na disciplina "Metodologia e Prática de Ensino de Física - UNESP- Campus de Guaratinguetá, com o foco na pesquisa acerca da temática" Educação CTS e argumentação na formação inicial dos professores de Física".

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Published

2023-11-21

How to Cite

Monteiro, M. A. A., Rodrigues, F. C., Lins, G. S. C., & Galvão, I. C. M. (2023). The formation of operative groups in robotics classes in the initial grades of Elementary School. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 68–89. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257787

Issue

Section

ARTIGOS