Estágio Curricular Supervisionado: mobilização de saberes na/para a Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.259871Palavras-chave:
prática profissional, mobilização de saberes, formação de professores, estágio, processos formativosResumo
O Estágio Curricular Supervisionado tem colaborado com o desenvolvimento profissional de licenciandos, sendo este, momento destinado para possibilitar o contato direto dos futuros professores com o ambiente escolar. A prática docente envolve atividades como observações e regências de aulas, realizadas em escolas de educação básica. Sob essa ótica, o objetivo desse trabalho é propor reflexões acerca da relação existente entre a teoria e a prática docente desenvolvida em sala de aula, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Metodologicamente, nos guiamos por preceitos de estudos qualitativos, na busca por compreender experiências, compreensões e/ou observações que descrevem o dinamismo entre o sujeito e o mundo real. Como resultados, apontamos que a disciplina de estágio é capaz de possibilitar discussões que consequentemente, levam os licenciandos a refletirem acerca da profissão docente. Tais discussões, permearam os momentos vivenciados nas escolas, bem como, a mobilização de saberes voltados para o desenvolvimento das práticas, contribuindo com mudança de postura e crescimento profissional, aproximando teoria e prática propostas na disciplina.
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