Estágio Curricular Supervisionado: mobilização de saberes na/para a Formação de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.259871

Palavras-chave:

prática profissional, mobilização de saberes, formação de professores, estágio, processos formativos

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado tem colaborado com o desenvolvimento profissional de licenciandos, sendo este, momento destinado para possibilitar o contato direto dos futuros professores com o ambiente escolar. A prática docente envolve atividades como observações e regências de aulas, realizadas em escolas de educação básica. Sob essa ótica, o objetivo desse trabalho é propor reflexões acerca da relação existente entre a teoria e a prática docente desenvolvida em sala de aula, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Metodologicamente, nos guiamos por preceitos de estudos qualitativos, na busca por compreender experiências, compreensões e/ou observações que descrevem o dinamismo entre o sujeito e o mundo real. Como resultados, apontamos que a disciplina de estágio é capaz de possibilitar discussões que consequentemente, levam os licenciandos a refletirem acerca da profissão docente. Tais discussões, permearam os momentos vivenciados nas escolas, bem como, a mobilização de saberes voltados para o desenvolvimento das práticas, contribuindo com mudança de postura e crescimento profissional, aproximando teoria e prática propostas na disciplina.

Biografia do Autor

Vilma Luísa Siegloch Barros, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Professora de Matemática do Instituto Federal do Acre - IFAC, Regime de Dedicação Exclusiva - DE, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (MPECIM -UFAC -2013 - 2016); Pós-Graduação em Metodologias do Ensino para Matemática e Física (FACINTER -2010 - 2012); Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 2006 - 2010); Atualmente atua como Professora Orientadora do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Rio Branco na área de Matemática; Doutoranda da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Polo Acadêmico Universidade do Estado do Amazonas - UEA, tendo como Polo Central a Universidade Federal do Pará - UFPA. Tem experiência como professora de Matemática, atuando em cursos de Nível Médio, Subsequentes e Cursos Superiores.

Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1989), especialização em Matemática pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (1992), mestrado em Desenvolvimento Regional (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática através do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2016) com polos na UFMT, UFPA e UEA. Linha de Pesquisa na Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, com área de concentração em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora associada, nível 3, da Universidade Federal do Acre, exercendo serviço docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) com as disciplina 'Práticas Culturais e Tendências em Educação Matemática (2017,a 2022), Fundamentos Teórico- Metodológico na Pesquisa em Educação (2018 a 2022), e na disciplina Prática de Ensino Supervisionada (2017 a 2022), Seminários de Pesquisa (2017 a 2022) e nos cursos ligados à formação de professores atuando com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Oficinas de Matemática, Estágio Supervisionado, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II, Iniciação a Extensão e Prática de Ensino de Matemática. Matemática e Sociedade, dentre outras. É coordenadora do projeto institucional: Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências - GEPLIMAC /UFAC. Atua nos grupos de pesquisas: GMAUFAC (Grupo de Matemática Aplicada e Computacional da UFAC), no Grupo de Pesquisa em Lógica e Epistemologia) e no GEPLIMAC/UFAC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo trabalhos ligados a formação de professores e a organização das ações de ensino de matemática à luz da teoria da atividade. Desde 2012 tem aprofundado seus estudos na abordagem da linguagem Wittgensteiniana e Derridiana procurando indisciplinarizar os conteúdos da formação inicial e ver de outras formas esta formação no âmbito do estágio e prática de ensino de matemática. 

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá (UNIC)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB (2000) e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.Professora da Universidade de Cuiabá.. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá- UNIC. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP - UNIC, Resolução n. 21/2020, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC.e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância- UNIC.

Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Acre-IFAC. Doutorado (cursando) em Educação em Ciência e Matemática - REAMEC, vinculado ao polo da Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Siegloch Barros, V. L., Bezerra, S. M. C. B., Maciel, C. M. L. A., & Silva, M. R. da C. (2023). Estágio Curricular Supervisionado: mobilização de saberes na/para a Formação de Professores . Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 118–134. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.259871

Edição

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ARTIGOS